8ª COPA ZICO DE FUTEBOL VETERANOS

Regulamento

1. Finalidade

1. Com abertura dia 07 de Abril de 2018, a 8ª Copa Zico de Veteranos 2018, tem finalidade de proporcionar aos atletas participantes, sócios e não sócios do Sindimoc, vinculados ao sistema de transportes coletivo de Curitiba e região metropolitana uma maior interação e amizade entre os funcionários, seus amigos e familiares.

1. Inscrições e documentos

a) As fichas de inscrição serão distribuídas na secretaria de esportes do Sindimoc.

b) Visando a parte social do esporte, cada equipe devera doar uma cesta básica, ou 3 caixas de Leite uht (com 12 unidades) que serão posteriormente doadas a instituições filantrópicas ou a famílias de baixa renda ou necessitadas, os atletas sócios do sindicato tem as inscrições gratuitas e os atletas não sócios do Sindimoc terao que pagar uma taxa de R$ 60,00 reais

c) As equipes terão que comprovar vinculo com as empresas através do carimbo e assinatura do gerente responsável na ficha de inscrição.

d) Somente poderão disputar a copa atletas com idade mínima de 35 anos, ou que completem ate dia 30 de junho de 2018, e que sejam funcionários das empresas de Transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana ou ainda empresas convidadas pelo Sindimoc.

e) Os atletas terão que comprovar vinculo empregatício, através de apresentação da CTPS na hora da inscrição, mais copia do RG ou CNH. (Legíveis)

As inscrições serão aceitas ate às 17hs do dia 29 de Março de 2017, na secretaria de esportes da entidade, ou ate encerrar as vagas. Serão apenas 24 equipes.

f) O arbitral para assinatura do regulamento, sorteio dos grupos e apresentação das equipes será no dia 02 de Abril as 15:00hs na sede do Sindimoc na Rua Tibagi 520 – Centro. A equipe que não mandar nenhum representante acatara automaticamente as decisões tomadas pelas demais.

g) Serão permitidas no maximo duas equipes por empresa se houver vaga para tal, e na hipótese de sobra de vagas será estudada mais participações.

As inscrições só serão validadas com toda documentação exigida. Sem exceções.

h) Os atletas que estão inscritos na 2ª Copa Sindimoc de Futebol Master, só poderão se inscrever na Copa Zico, após o encerramento da mesma, e terão ate a quinta feira, após a final para se inscrever.

1. Atletas e Equipes

a) Todas as equipes deverão ter um responsável direto inscrito que respondera por todos os atos da equipe durante a realização da copa.

b) Para a disputa dos jogos os atletas terão que apresentar ao mesário da partida um documento original com nome e foto legíveis, como RG, CNH, CTPS ou CARTEIRA DE SOCIO, não será aceito crachá funcional e nem Xerox de documentos.

c) As Equipes terão que ser formadas por atletas da mesma empresa não será permitindo atletas de outras empresas na mesma equipe.

d) As equipes deverão inscrever no mínimo 13 e no Maximo 16 atletas para competição, podendo substituí-los ate o ultimo jogo da 1ª fase, desde que, se não sócio o novo atleta pague sua inscrição. (SALVO ITEM 2 LETRA H DESTE REGULAMENTO). A inscrição de novos jogadores será aceita ate às 17hs da 5ª feira anterior a partida.

e) Para os jogos as equipes serão formadas por 8 atletas, 7 atletas de linha e mais o goleiro.

O numero mínimo para inicio das partidas será de 6 atletas, goleiro mais 5.

f) Se durante a partida uma equipe ficar com numero inferior a 6 atletas, a partida se dara por encerrada, com o placar do momento, ou placar invertido se o infrator tiver em vantagem.

g) Membros da comissão técnica terão que estar inscritos para poder adentrar ao campo e só poderão ser substituídos ate o ultimo jogo da primeira fase

h) O atleta que se desligar das funções na empresa que trabalha estará automaticamente desligado da competição, sendo irregular sua participação em qualquer partida que dispute, e terá a equipe punida com a perda dos pontos da (s) partida(s), salvo nos casos julgados e autorizados pela organização.

1. Regras e regulamento

a) As regras de jogo serão as mesmas da federação paranaense de futebol, com exceção ao; tiro de meta, que será feito a reposição pelo goleiro com as mãos; e a substituição que; será ilimitada, porem somente será permitida dentro da área de substituição em frente ao mesario. (O atleta avisa o mesário e espera seu colega sair de campo pela mesma área de substituiçao).

b) Os atletas terão que estar uniformizados obrigatoriamente com camisas numeradas, calções e meias iguais e caneleira. Com exceção a camisa do goleiro que terá que ser de cor diferente as demais da equipe. Apenas o goleiro poderá utilizar calças para disputa das partidas. E fica proibido o uso de chuteira de travas altas por parte de qualquer jogador durante as partidas.

c) Não será permitida a participação de qualquer atleta que apresente comportamento diferente do habitual (ex: alcoolizado ou que tenha ingerido qualquer tipo de substancia, ou que venha mudar seu comportamento perante outros) cabendo aos árbitros e ou a comissão organizadora essa avaliação ao atleta.

d) Haverá tolerância de atraso de 10 minutos apenas no 1º jogo do dia. A equipe que não comparecer em campo no horário marcado dos jogos será considerada perdedora por WxO.

e) Em caso de algum incidente com a equipe no dia da partida, a organização ira analisar os fatos e se comprovados, será estudada a hipótese de uma nova partida, cabendo W x O, ou não.

f) No caso de W x O (com exceção a letra E deste regulamento), todos os jogos das equipes infratoras serão equiparados a 3 x 0. Ficando os atletas inscritos da equipe automaticamente exclusos da competição, e fora das próximas competições realizadas pela entidade.

g) Em casos de W x O, os gols sofridos zeram para efeito de defesa menos vazada e os gols marcados não zeram para efeito de artilharia.

h) Suspensão dos jogos: caso ocorra algum motivo que impeça a disputa da rodada, a comissão organizadora avisara aos representantes das equipes inicialmente ate às 18hs do dia anterior aos jogos e em casos extremos ate 2h antes da partida. Durante as partidas caberá aos árbitros a avaliação de qualquer situação que empeça o andamento dos jogos.

i) Os jogos serão disputados aos sábados após as 13hs, e eventualmente aos domingos e feriados em qualquer horário.

j) Os jogos serão disputados na sede Campestre Alcir Teixeira (Zico), situada na estrada da Roseira, nº 1103, Borda do Campo, próximo ao pedágio de saída paras as praias na BR- 277. Fones para contato da chácara, 3556-4649, organização 3234.8600 – ramal 6226 e 99949.0619 (Tim e whatsapp) e email: esportes@sindimoc.org.br

l) A Tabela dos jogos estará disponível no site do Sindimoc, www.sindimoc.com.br, e será atualizada ate as terças feiras após os jogos.

m) Cartões: o atleta que receber 3 (três) cartões amarelos ou 1 um vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida, os cartões não zeram durante a competição.

n) A equipe do atleta que receber cartão vermelho direto ou tiver um membro da comissão técnica expulso de jogo por indisciplina, terá que doar 5 kilos de alimentos não perecíveis.

o) A equipe que receber qualquer tipo de punição por infração do regulamento por parte de seus integrantes ou torcedores terá que cumprir antes do inicio do próximo jogo da mesma, o não cumprimento coloca automaticamente a equipe como irregular na competição.

p) Os árbitros serão filiados à associação de arbitragem da federação paranaense de futebol.

q) As possíveis punições a serem impostas a atletas, equipes e participantes caberá à organização aplica-las de acordo a manter a ordem e o respeito dentro da competição.

1. Premiação
  1.             a) Serão premiados com troféus e medalhas as 3 melhores equipes da competição, defesa menos vazada (por media de gols sofridos) o artilheiro (em caso de empate fica com troféu o atleta que for mais longe na competição) a equipe mais disciplinada, e o destaque, nestas premiações individuais serão premiados apenas os atletas e equipes que passarem das Oitavas de final.
  2.
  1. Formula de Disputa

a) A Copa será disputada com os times separados em grupos, sendo a 1ª e ou 2ª fases classificatórias, e as demais eliminatórias (mata-mata), ate a final, a divisão dos grupos dependera da quantidade de equipes inscritas, equipes da mesma garagem não poderão estar no mesmo grupo na 1ª fase.

b) Em caso de empate nas fases eliminatórias haverá a cobrança de 4 penalidades, persistindo o empate será cobrada penalidades alternadas ate que uma equipe vença. No caso de penalidades não poderá substituir o goleiro após o termino do tempo normal da partida, salvo alguma fatalidade que o impeça de continuar, todos os atletas inscritos poderão participar da disputa, salvo algum que tenha sido expulso durante a partida em questão.

c) As partidas terão 2 tempos de 25 minutos com intervalo de 10. Salvo a final que terá 2 tempos de 30 com intervalo de 10 minutos.

d) Critérios de desempate: usados somente e a cada fase classificatória, na ordem abaixo.

1º numero de vitorias – 2º saldo de gols – 3º gols marcados – 4º gols sofridos – 5º cartões (vermelho = 40 pontos, amarelo =10 pontos) – 6º sorteio.

e) A pontuação será: vitoria 3 pontos, empate 1 ponto e derrota nenhum ponto.

1ª FASE - 18 equipes em 5 grupos, sendo A e B com 3 equipes cada (irao disputar os jogos em grupo cruzado) e C,D e E com 4 equipes que jogam entre si dentro do mesmo grupo. Classificam-se para 8ªS as 16 melhores equipes, as duas piores equipes no índice técnico geral não entram nas 8ªS, se essas piores equipes forem do grupo A ou B as equipes que ficarem em 4º lugar nos outros grupos tomam a posição desta (s) equipe (s), seguindo ordem alfabética reversa.                                                      Exemplo, se o 3º lugar do grupo A for desclassificado o 4º lugar do grupo C toma a posição no grupo A.

8ªs final - 16 equipes classificadas da 1ª fase, jogos eliminatórios, se a partida terminar com empate, 4 penalidades, se persistir terá cobranças alternadas ate sair o vencedor.

1º do Grupo A

Jogo 06

1º do Grupo D

3º do Grupo B

4ªs final – 8 equipes classificadas das 8ªs, jogos eliminatórios, se a partida terminar com empate, 4 penalidades, se persistir terá cobranças alternadas ate sair o vencedor.

Venc. Jogo 1

Venc. Jogo 5

Venc. Jogo 2

Venc. Jogo 6

Jogo 03

Venc. Jogo 3

Venc. Jogo 7

Jogo 04

Venc. Jogo 4

Venc. Jogo 8

SEMI FINAL -4 equipes vencedoras das 4ªs jogos eliminatórios, se a partida terminar com empate, 4 penalidades, se persistir terá cobranças alternadas ate sair o vencedor.

Venc. Jogo 1

Venc. Jogo 3

Venc. Jogo 2

Venc. Jogo 4

FINAL- jogos eliminatórios, se a partida terminar com empate, 4 penalidades, se persistir terá cobranças alternadas ate sair o vencedor.

Campeao e Vice

Venc.  Jogo 1

Venc.  Jogo 2

3º e 4º Lugar

Perd.  Jogo 1

Perd.  Jogo 2

Sede Campestre

a) Por se tratar de um local privado, a sede campestre do Sindimoc, e frequentada por sócios e seus convidados, e é expressamente proibida por parte de qualquer pessoa, atleta, familiar ou torcedor, soltar fogos de artifício ou qualquer artefato que possa causar dano à integridade dos demais frequentadores da sede, os autores serão penalizados pela organização, se forem familiares ou torcedores a punição será aplicada a equipe, podendo ser exclusa da competição dependendo do caso. Somente o administrador da sede campestre ou o presidente da entidade poderá autorizar tal fato, e em local apropriado.

b) A equipe que levar torcedores terá total responsabilidade dos atos cometidos pelos mesmos, e respondera perante a organização da competição e a entidade, por qualquer dano causado a sede campestre ou qualquer tipo de confusão, desrespeito, vandalismo ou agressões físicas ou verbais a qualquer frequentador da sede, como exemplo: jogadores, torcedores da equipe adversária ou qualquer membro da organização ou entidade. A torcida que causar brigas na sede campestre terá sua equipe eliminada da competição.

c) Atletas, participantes, membros de comissão técnica e qualquer um, que esteja inscrito na competição, que ficarem nas dependências da sede, incitando violência, causando algazarra, desrespeitando membros da organização, ou promovendo desordem antes, durante ou depois das partidas, serão punidos ou ate mesmo exclusos da competição dependendo do transtorno causado. Estes casos serão julgados pela comissão organizadora juntamente com o presidente da entidade

1. Disposições Gerais

a) Os atletas que assinaram a ficha de inscrição ficam cientes do regulamento da competição e do regulamento de uso da sede campestre, sendo assim poderão ser punidos se desrespeitarem o mesmo, sendo passivo de exclusão da competição.

b) A Comissão organizadora juntamente com o Presidente da entidade, tem plenos poderes para tomar decisões em relação a qualquer situação que diga respeito à 8ª COPA ZICO DE FUTEBOL VETERANOS 2018, assim como punições e intervenções a qualquer que seja.

c) Todo e qualquer recurso por parte das equipes ou atletas em relação aos jogos ou decisões da organização, serão aceitos apenas em ate 72 horas após o termino da partida ou informação da punição ao responsável da equipe, na secretaria de Esportes do Sindicato, e serão julgados em no maximo 48 horas após recebimento, pela comissão organizadora.

d) Não será admitida nenhuma forma de agressão física ou verbal (ou cusparada) ou desrespeito contra qualquer membro da organização, arbitragem, atletas adversários ou ainda torcedores. Os causadores de qualquer tipo de agressão serão exclusos do campeonato e se 3 ou mais atletas de uma mesma equipe se envolver em brigas, antes, durante ou depois dos jogos a equipe será eliminada da copa podendo ainda os infratores responder em juízo dependendo da situação causada.

e) Os atletas que forem flagrados pela comissão organizadora, mesmo sem a intervenção do arbitro da partida, em qualquer atitude de agressão contra seus adversários, serão passivos de punições disciplinares.

f) Ao inscrever-se neste campeonato, tanto as equipes como seus componentes (atletas, familiares e comissão técnica), tornam-se cientes e concordam em ceder seus respectivos direitos de imagem (direitos de arena) ao Sindimoc, ficando este desde já autorizada a repassar os citados direitos a qualquer emissora de TV, Rádio, sites, mídias sociais ou similares que vier a divulgar os jogos ou noticias em mídias: escrita, radiofônica, e televisiva, assim como fotos e vídeos dos jogos.

g) Todos os casos acordados entre as equipes e a organização durante as partidas, terão validade afirmada por este, não cabendo qualquer tipo de recurso por parte de qualquer atleta ou equipe após o termino do jogo.

¨Sozinhos somos fortes, juntos somos imbativeis¨

Anderson Teixeira – Presidente                   Marcelo Thomaz – Diretor de Esportes