Quem Somos

O Sindimoc é uma entidade sindical representante dos trabalhadores em transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana.

Nossa visão se baseia em três pontos principais:

1-Valorização da categoria

A nossa missão é trabalhar pela melhoria de vida dos trabalhadores da categoria, valorização da classe e melhores condições de trabalho. Para isso nos organizamos, tendo os trabalhadores como protagonistas e reivindicamos nossos direitos. Nós somos representantes e facilitadores desse processo. Nossa instância deliberativa é a assembleia, com o direito democrático e igualitário de votos com peso igual a todos os motoristas e cobradores, onde se decidem os rumos da categoria. Nós como representantes levamos esses anseios as instâncias necessárias, sejam as empresas, ao poder público ou a justiça. Com isso buscamos valorização salarial, segurança, plenas condições para exercícios de funções e demais demandas que possam surgir no dia-a-dia que é vivo e traz novas necessidades em todo o tempo. O sindicato também conta com um departamento jurídico para auxilio de motoristas e cobradores.

2-Segurança dos trabalhadores

Tendo visto que a profissão de motoristas e cobrador não deveria ser, mas tem sido uma função de risco, uma das prioridades do Sindimoc é zelar pela segurança dos trabalhadores. Isso se dá através de reivindicações junto aos órgãos públicos, junto aos governantes e através de um departamento criado para essa função, o Departamento de Apoio ao Trabalhador (DAT). Todos os motoristas e cobradores em situações de risco são auxiliados, com representantes do departamento indo até o local em casos de acidentes, indo junto nas delegacias em caso de assaltos. Também tem um banco de informações com assaltantes de coletivos para auxílio em investigações.

3 – a)Qualidade de vida dos trabalhadores

A qualidade de vida também é uma das preocupações do Sindimoc. Isso se dá cuidando do maior patrimônio dos trabalhadores que é a sua vida e saúde.  O Centro de Saúde Integrada Sindimoc(CISS), é conhecida por ter estrutura de primeiro mundo. Além disso, há um convênio com o Hospital Santa Cruz, que é referência nacional em diversas especialidades. O Sindimoc dispõe uma academia para que os trabalhadores invistam mais em sua saúde, cortes de cabelo gratuitos, farmácia com preços especiais e desconto em folha de pagamento. Há também serviços odontológicos, fisioterapia entre outros.

3- b) Lazer

O Sindimoc fornece aos seus filiados uma Sede Campestre para lazer e entretenimento de associados e suas famílias. São diversas atrações como piscinas, churrasqueiras, playground, bosques, campos de futebol, tiroleza entre outras atrações. Tudo isso pensando no bem-estar da categoria pois é provado cientificamente que os trabalhadores precisam de lazer e descanso para melhorar a qualidade de vida e melhorar a saúde. O Sindimoc também promove diversas festas e campeonatos durante o ano com objetivo de unir ainda mais a categoria,  e gerar momentos de confraternização entre os trabalhadores, colegas, sindicato e famílias.

Base Territorial do sindicato

O Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) abrangem as seguintes áreas:

• Almirante Tamandaré – PR
  • Araucária – PR