Motoristas e cobradores votam proposta de reajuste de 7% nesta semana

Os motoristas e cobradores de Curitiba têm assembleia na próxima semana para decidir se aceitam ou não o reajuste salarial oferecido pelas empresas em audiência realizada ontem no Tribunal Regional do Trabalho.
 
Os patrões ofereceram aumento de 7,13%, índice que não contempla ganho real e está bem abaixo do que é solicitado pelo sindicato, que é de mais de 14%, segundo o presidente do Sindimoc.
 
Anderson Teixeira afirma que a proposta vai ser levada para assembleia, marcada para a próxima quarta-feira, mas já adianta que deve ser recusada pela categoria.
 
Se não houver outra proposta, o representante do Sindimoc afirmou que a opção deve ser por ingressar com pedido de dissídio coletivo.
 
Já o presidente do sindicato que representa as empresas, Maurício Gulin, afirmou que o único reajuste possível nesse momento é o oferecido, equivalente ao INPC, para não onerar ainda mais a tarifa cobrada dos passageiros.
 
Além das negociações salariais motivadas pela data-base dos motoristas e cobradores, os pagamentos atuais também forma tratados. Na audiência desta sexta-feira, o Setransp e a Comec foram informados de que podem ser multados em um milhão de reais caso não paguem em dia os salários de fevereiro.
 
Ontem mesmo o próprio presidente do sindicato das empresas afirmou que os salários para os trabalhadores das linhas urbanas estão garantidos, mas falou em incerteza sobre as metropolitanas (a exemplo do que aconteceu no mês passado). Ainda assim, Gulin afirmou que a expectativa é de se chegar a uma solução até a próxima quinta, para quando está marcada a mais uma audiência no TRT.
 
Antes dessa nova audiência, representantes de Urbs, Comec e Setransp devem se reunir, diariamente entre a segunda e a quarta-feira, para tratar do equilíbrio financeiro da rede integrada. As reuniões foram marcadas para atender um pedido da desembargadora Ana Carolina Zaina, que conduz as negociações no TRT, e cobrou que o assunto fosse debatido entre os três.
 
Fonte: CBN Curitiba