Sindimoc aciona empresas de ônibus na Justiça, por atraso no vale dos motoristas e cobradores

 
 
As empresas do transporte público de Curitiba voltaram a atrasar o pagamento do adiantamento salarial dos motoristas e cobradores. O dinheiro deveria ter caído nas contas dos funcionários nesta segunda-feira, dia 20, conforme acordo coletivo.
 
O sindicato que representa os trabalhadores recorreu à Justiça do Trabalho e pede o pagamento imediato, sob pena de multa, além de indenização por danos morais coletivos.
 
Segundo o Sindimoc, oito empresas que operam na capital atrasaram ou não pagaram integralmente o vale salarial. Pelo menos 9 mil motoristas e cobradores estariam sem receber. A direção do sindicato informou que não deseja fazer greve , mas não descarta a possibilidade, caso o adiantamento de 40% não seja quitado o quanto antes.
 
O Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo alegou que, como ainda não ocorreu a definição da tarifa técnica – o valor pago pela URBS às empresas por cada passageiro, prevista pra fevereiro – as companhias tiveram dificuldades pra administrar o fluxo de caixa e realizar o pagamento de insumos básicos, como gasolina, por exemplo.
 
Portando, de acordo com a nota do Setransp, todo recurso recebido é utilizado pra honrar compromissos emergenciais, sob risco de paralisação do sistema.
 
O Setransp disse também que lamenta a situação e informa que as empresas estão se esforçando pra realizar o pagamento dos colaboradores o mais rápido possível, pra evitar transtornos à população.
 
A Urbs informou, por meio de assessoria de imprensa, que não se manifesta sobre atrasos de benefícios trabalhistas. E afirma que os repasses para às empresas estão em dia. Em maio e junho, foram feitas duas antecipações enquanto não há definição da tarifa técnica. O valor chega 17 milhões de reais.
 
A medida foi acorda em dois termos de ajustamento de conduta supervisionados pelo Ministério Publico do Paraná. O montante será descontado quando houver definição da tarifa, retroativo a fevereiro.
 
Por Rádio CBN Curitiba 
Reportagem: Andressa Tavares