Empresários dizem não ter dinheiro para o 13.º e ameaçam demitir 2 mil motoristas e cobradores

Categoria ameaça entrar em greve caso a situação não seja solucionada

  •  
  •  

 

 

O fim de 2015 deverá ser de caos para o sistema de transporte público na capital. Os empresários do setor enviaram, nesta quinta-feira (26), um ofício ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) em que informaram não ter dinheiro para pagar o 13.º salário deste ano, que precisarão demitir cerca de 2 mil funcionários nos próximos meses e que as rescisões serão negociadas, pois não há recursos para o pagamento de um só vez.

De acordo com a assessoria do sindicato, essas condições não serão aceitas. A categoria ameaça entrar em greve caso a situação não seja resolvida.

Curitiba conta hoje com uma frota de 1.368 ônibus e o sistema é operado por cerca de 16 mil empregados – entre motoristas e cobradores. Se as demissões forem realmente efetivadas, ainda não se sabe como ficariam as novas escalas de trabalho. Nesta quinta-feira, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) estava reunido com o presidente da Urbs , Roberto Gregório Junior, para discutir o problema.

As empresas que fazem o transporte público da capital têm pressionado a prefeitura para ampliar o valor da tarifa técnica. No fim de setembro, a Urbs fixou a tarifa técnica de 2015 em R$ 3,21. Os empresários pediam o valor de R$ 3,40 e chegaram a levar a questão à justiça, que negou o pedido

Em entrevista pela manhã à Gazeta do Povo, Fruet afirmou que recebeu a notícia do ofício durante a madrugada desta quinta-feira e admitiu não ter solução de imediato. “Vou me debruçar sobre o assunto de hoje até segunda-feira (30)”, disse.

A reportagem procurou a assessoria do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), que prometeu um retorno durante a tarde.

 

Mais informações em breve

VIA GAZETA DO POVO