Motoristas e cobradores de Curitiba aprovam greve geral

Se o pagamento da primeira parcela do 13º salário não for pago, greve começa à zero hora de terça-feira (1º)

Os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana devem entrar em greve na próxima terça-feira (1.º). A decisão foi aprovada em duas assembleias realizadas pelo sindicato dos trabalhadores (Sindimoc), nessa sexta-feira (27), uma às 10h e outa às 15h. O indicativo condiciona a greve ao pagamento da primeira parcela do 13.º salário dos trabalhadores. a paralisação deve começar à zero hora de terça-feira (1º).

Aprovada por unanimidade, a decisão ocorre dois dias após o anúncio das empresas de transporte de que pretendem demitir pelo menos dois mil trabalhadores, tanto das linhas que operam em Curitiba, quanto da região metropolitana. Além disso, os responsáveis pelas empresas de ônibus informaram que não teriam como pagar o 13.º salário dos servidores e que precisariam negociar as rescisões.

Procurado, o sindicato das empresas (Setransp) informou que não irá comentar a greve até a próxima segunda-feira (30), data prevista para a primeira negociação mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-PR). Além de empresas e empregadores, a Urbs, que organiza o transporte em Curitiba, e a Coo (Comec), responsável pelas linhas metropolitanas, devem estar presentes.

A Urbs informou que irá entrar medidas judiciais para garantir a frota mínima de ônibus, durante a greve. Além disso, as áreas de fiscalização e operação estão em alerta para agir, em caso de greve. Até as 16h desta sexta-feira, a empresa não tinha sido notificada oficialmente da greve.

Administrativo

Além de motoristas e cobradores, representados pelo Sindimoc, os trabalhadores do setor administrativo das empresas de transporte votam indicativo de greve. Convocada pelo Sindeesmat, a assembleia da categoria é na tarde desta sexta-feira (27).

VIA GAZETA DO POVO