Sindicato de motoristas e cobradores diz que 11 empresas ainda não pagaram o vale, mas mantém greve descartada

Foto: Divulgacao Sindimoc

Foto: Divulgacao Sindimoc

O Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus diz que 11 empresas do transporte coletivo ainda não pagaram o vale. O sindicato patronal já havia afirmado que não tem caixa para fazer os pagamentos em dia, mas que os depósitos serão finalizados o quanto antes. Apesar do novo atraso, o Sindimoc mantém descartada uma greve da categoria.

De acordo com balanço mais recente divulgado pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba no final da mahhã desta quinta-feira, 8.231 trabalhadores enfrentam atraso no pagamento das antecipações de 40% do salário, o chamado vale.

O depósito é previsto em convenção coletiva, e deve ser feito todo dia 20, portanto deveria ter caído nas contas dos empregados ontem.

Como já era esperado, nem todos os pagamentos foram feitos.

O Setransp, sindicato das empresas, já havia antecipado que não tinha dinheiro em caixa para fazer todos os depósitos nesta quarta.

Segundo o sindicato dos motoristas e cobradores, 5.437 trabalhadores ainda não receberam nada e para outros 2.794 as empresas depositaram apenas parte do valor devido.

Em 16 empresas houve pagamento total do adiantamento e em outras três o valor foi quitado apenas parcialmente. As outras 11 empresas pagaram nada até agora, isso segundo o Sindimoc.

O sindicato patronal contesta esses números. Segundo o Setransp, na média 60% dos valores devidos foram pagos ainda ontem e todos os trabalhadores teriam recebido ao menos parte do adiantamento.

Ainda conforme o sindicato das empresas os esforços são para garantir que tudo seja pago o quanto antes. Em audiência no TRT nesta terça-feira, representantes dos empresários falaram em quitar os valores no máximo até amanhã.

Apesar desse novo atraso salarial, não há risco imediato de greve, isso por causa do compromisso assumido pelo Sindimoc – também no TRT – de não parar o sistema antes de vencido o prazo de pagamento dos salários, que é o quinto dia útil de fevereiro.

Apesar de descartar paralisação, o Sindimoc afirmou que como não houve acordo com relação ao vale, os trabalhadores não vão abrir mão de receber a multa diária à qual o Setransp está sujeito pelo atraso.

Conforme acordado no TRT e registrado em ata, na conciliação do dia 07 de dezembro de 2015, incide multa de R$ 30 por dia, por trabalhador, em caso de descumprimento das datas de pagamento da antecipação do salário de janeiro, cujo prazo máximo para quitação, que venceu nesta quarta.

Repórter Cristina Seciuk 

VIA CBN CURITIBA