Sindimoc pede audiência com Greca para cobrar uma solução para os constantes atrasos salariais

 Motoristas e cobradores solicitaram uma audiência em caráter de urgência com o prefeito Rafael Greca para tratar dos constantes atrasos salariais no transporte público de Curitiba, após terminar a greve de terça-feira (10).

O ofício foi encaminhado ao gabinete do prefeito pelo Sindimoc logo após a assembleia dos funcionários da São José Filial que determinou o fim da paralisação.

A prefeitura confirma que fará a audiência, mas ainda não tem data - antes, a nova gestão do município quer definir a nova diretoria da Urbs, empresa municipal que gerencia o transporte público.

De acordo com o Setransp, os pagamentos da Urbs destinados a cobrir os custos da operação estão em dia. Entretanto, a entidade afirmou que a causa do atraso nos salários dessas empresas está no descompasso entre a quantidade de passageiros projetada pela Urbs e a efetivamente realizada.

Desde o início do contrato, a Urbs projeta uma quantidade de passageiros menor do que a transportada na prática. É com base nessa projeção que é calculada a tarifa técnica: quanto maior a demanda, menor o valor da tarifa repassada às empresas por passageiro. A Ubrs destacou que as empresas do transporte coletivo são remuneradas de acordo com o que determina o contrato, constando riscos contratuais assumidos. 

Via Gazeta do Povo