Passageiros e motoristas aprovam novos biarticulados

O novo ônibus biarticulado que começou a rodar pelas ruas de Curitiba na manhã desta terça-feira (5) já ganhou a aprovação dos usuários do sistema de transporte da capital. Embora ainda esteja em fase de testes, o veículo circulou pela linha Santa Cândida-Capão Raso e arrancou elogios de quem embarcou nele. Entre os destaques apontados pelos passageiros está o maior espaço entre os bancos e a melhor iluminação interna.
 
Para a cuidadora de idosos Lenir Caetano Claudionor, de 43 anos, o novo ônibus é bem mais confortável do que os antigos, principalmente por causa do espaço maior entre os assentos. “Eu, que estou sentada aqui em cadeira especial, fiquei até com vontade de dormir", brinca. Já a diarista Agliana de Cristo, de 38 anos, elogiou o fato de o novo coletivo ter menos solavancos durante o trajeto. 
 
Além disso, muitos passageiros apontaram que o novo biarticulado é bem mais claro que seus antecessores. E, embora o veículo ainda não conte com câmeras de segurança instaladas, os usuários acreditam que esse ganho na luminosidade já deve ser o suficiente para frear a ação de criminosos. “Acredito que isso pode diminuir os roubos aqui dentro, porque os caras agem mais quando está lotado, o que deixa tudo mais escuro”, aponta Lenir. 
 
O novo ônibus agradou também quem trabalha diariamente dentro dele. O motorista Fabiano da Fonseca, de 39 anos, aprovou a mudança, destacando a potência do veículo e o conforto oferecido para quem está dirigindo. Porém, ele também já encontrou alguns poréns em sua primeira viagem: como o motor fica do lado da cabine do motorista, ele acredita que o calor gerado pode complicar em dias de altas temperaturas. "Sobe um vapor quente, então, no calor, o pessoal vai sofrer bastante", avalia. 
 
Já quem espera uma viagem mais silenciosa, a notícia não é tão animadora. Segundo fiscais da Urbs e da companhia Cidade Sorriso, responsável pelo ônibus, o barulho do motor não muda muito no novo modelo. A uma velocidade de 50 km/h, o biarticulado alcança um ruído de 70 decibéis, o que está dentro da média. 
 
Testes continuam
 
Segundo a prefeitura, os testes do novo biarticulado devem se repetir ao longo das próximas semanas, desta vez em horário operacional completo. Nesta terça-feira, o veículo circulou das 5h10 às 9h. A previsão é que ele circule pela linha Santa Cândida-Capão Raso até fevereiro. Após essa data, ele poderá ser testado em outra linha.
 
Nesse período, será avaliado o desempenho do ônibus com passageiros, quando ele fica mais pesado. Também serão levados em conta critérios de conforto, seja para os passageiros quanto para os próprios motoristas. 
 
Em março, conforme aponta a prefeitura, serão entregues 25 novos biarticulados como programa de renovação da frota do transporte coletivo da cidade. A expectativa é que, até 2020, sejam 450 ônibus novos em circulação.