Professores realizam passeata no centro de Curitiba

 

Professores estaduais de todas as regiões do Paraná se concentraram, nesta quinta-feira (15), na Praça Santos Andrade, em Curitiba, de onde seguiram até o Palácio Iguaçu para mais uma reunião de negociação com o secretário da educação e vice-governador, Flávio Arns.

A marcha faz parte da paralisação nacional que a categoria realiza nesta semana e, mesmo com a chuva que caiu na capital, a manifestação contou com a presença de, aproximadamente, três mil professores.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP), Marlei Fernandes, as discussões com o governo acontecem durante todo o mês de março. ‘Já apresentamos nossa pauta de reivindicações e aguardamos agora um posicionamento do governador‘, explica.

Entre os pontos reivindicados pelos professores estão o cumprimento do piso salarial de R$ 1.451 para jornada de 40 horas; 33% do tempo de trabalho destinados a hora-atividade; redução do número de alunos em sala; 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país para educação pública e melhores condições de trabalho. Os profissionais se organizaram em cinco blocos durante a caminhada, cada um deles representando uma das reivindicações acima.

Segundo a APP, professores dos 29 núcleos regionais de educação do estado compareceram à manifestação com o intuito de representar e apoiar a negociação da categoria.

Fonte: Parana Online