Oito meses após promessa, cobradores das estações tubo ainda não receberam “kit-inverno”

Este é somente um exemplo do frio que enfrentam os cobradores, Clique na Imagem para AmpliarO frio está tomando conta de Curitiba e para quem trabalha nas estações tubo da capital, isto representa uma alteração desagradável na rotina de trabalho. Isso porque estes cobradores são obrigados a usar apenas o uniforme padrão, que oferece pouca proteção contra as baixas temperaturas. Em 2011 alguns foram multados por estar usando um cobertor ou algum tipo de proteção extra.

Oito meses depois que a Urbs (Urbanização de Curitiba S.A), garantiu que os cobradores receberiam um “kit iverno”, nada mudou. “Já estamos passando frio e até agora não recebemos o que foi prometido. Um uniforme apropriado seria fundamental nesta época do ano”, disse Joceli Ribeiro Fernandes, que trabalha numa estação tudo da Rua Des. Westphalen.

Willian Ribeiro, cobrador de uma das estações da Praça Rui Barbosa, pediu melhores condições de trabalho. “Eu coloco uma blusa de lã por baixo do uniforme, mas o vento fica canalizado dentro a estação. É difícil conviver com o frio”

O motorista Claudemar de Jesus, que trabalha na linha Formosa, se sensibilizou com os colegas. “Hoje estou no volante, mas já trabalhei como cobrador. Sei como eles sofrem. As jaquetas receberam um reforço, mesmo assim, eles precisam de um agasalho melhor”, comentou.

Resposta

O diretor de transporte da Urbs, Antônio Carlos Araújo, disse que a elaboração e distribuição dos uniformes dependem do Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região) e da Setransp (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos Interurbanos do Estado do Paraná). “Eles devem definir qual será o uniforme e também os gastos que isso vai implicar na planilha”, afirmou.

Por outro lado, Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, afirmou que o uniforme é de responsabilidade da Urbs e da Setransp. “Nós estamos reivindicando junto com os trabalhadores. Apontamos as necessidades”, afirmou. A Setransp não se pronunciou e prometeu enviar uma nota, que não foi recebida até o fechamento desta reportagem.

Fonte: Banda B