Dia Mundial Sem Carro tem eventos para conscientizar sobre os problemas causados pelo excesso de veículos - Cândido de Abreu será Fechada!

 

O uso excessivo dos carros particulares nas ruas e avenidas é um problema que afeta praticamente todas as nações, desde as mais prósperas até as que possuem população com menos recursos.

 

Antes o que representava sinal de crescimento, agora é sinal de graves problemas. A quantidade cada vez maior de carros nas ruas afeta a economia, já que os o trânsito requer uma estrutura que custa caro e a perda de tempo nos congestionamentos faz com que a produtividade dos trabalhadores seja reduzida.

 

O excesso de veículos também interfere na saúde das pessoas, ocasionando problemas ligados à poluição, estresse e dores na coluna. A qualidade de vida também é reduzida pelos congestionamentos. Enquanto as pessoas estão no trânsito, elas poderiam na verdade ficar junto com a família, estudar, se divertir ou ter ao menos algumas horas de sono a mais. Hoje em dia, o tempo de descanso e o sono são fatores essenciais colocados de lado.

 

É consenso que ninguém vai deixar o carro em casa sem um sistema de transportes públicos que atenda com conforto e rapidez às necessidades das pessoas e ao mesmo tempo sem um trabalho de conscientização quando à importância de saber viver de forma coletiva.

 

Para aprofundar as discussões sobre o tema e cobrar das autoridades ações concertas, foi criado o Dia Mundial Sem Carro, em 1997, na França, curiosamente no país onde em 1826 surgia o primeiro ônibus do mundo.

 

Em diversos países, o Dia Mundial Sem Carro é marcado por diversas atividades. Confira algumas delas:

 

SEMANA DA CARONA SOLIDÁRIA:

 

Entre os dias 17 e 21 de setembro, carros que transportam mais de uma pessoa vão poder trafegar por nove faixas reversíveis na Capital Paulista. O objetivo é mostrar que a carona, além de ser uma alternativa contra a poluição e para o bolso, ajuda na melhor ocupação do espaço urbano. Hoje uma pessoa usa sozinha mais de 10 metros quadrados em seu carro. Pela carona, cada pessoa ocupa 5 metros quadrados. Usando o ônibus, os ganhos para o espaço nas cidades são maiores ainda: cada pessoa ocupa meio metro sem ficar exprimida.

 

CAMPANHAS E PEÇAS NOS ÔNIBUS DA METRA E TERMINAIS DA EMTU:

 

 

Na Semana Nacional de Trânsito 2012, de 18 a 25/09, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP promoverá campanha de segurança nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas com o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito “Não exceda a velocidade. Preserve a vida”.

 

De acordo com Contran, atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito. Os dois dos principais fatores que influenciam nesse número são o comportamento dos usuários e o excesso de velocidade.

 

Corredor Metropolitano ABD

 

Em parceria com a Concessionária Metra, operadora do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) na RMSP, uma dupla de atores dirigida por Fernando Lyra Junior fará esquetes teatrais para os motoristas e usuários, nos nove Terminais de Integração e nos ônibus do corredor, em alusão à fábula “A Lebre e a Tartaruga”. Na apresentação nos coletivos, a lebre estará machucada e a tartaruga ilesa porque não teve pressa. Por este corredor circulam em média 300 mil passageiros por dia que utilizam 13 linhas operadas por uma frota 250 ônibus e trólebus.

 

Outros materiais para a campanha foram elaborados para espaços como placas nas paradas e nos terminais, busdoor, cartazes que serão afixados no interior dos ônibus e folhetos que serão distribuídos nos terminais. Sempre com o foco de evitar  a pressa, as mensagens orientam as pessoas a se programarem: “A pressa pode mudar o destino de uma vida inteira”, além das frases mais diretas como “Não atravesse fora da faixa”, “Nunca fale ao celular enquanto dirige” e “Nunca ultrapasse o limite de velocidade”.

 

Regiões Metropolitanas

 

Os cartazes da campanha também serão afixados nos 6 mil ônibus que operam as 820 linhas dos Serviços Regular Comum e Seletivo das Regiões Metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, gerenciadas pela EMTU/SP, incluindo os Terminais Metropolitanos de Cotia e Taboão, na RMSP, de Campinas (Prefeito Magalhães Teixeira), Hortolândia e Estações de Transferência, na RMC. Ao todo, 2,3 milhões de passageiros utilizam esses serviços diariamente. 

 

CÂNDIDO DE ABREU FECHADA:

 

Curitiba é modelo de mobilidade justamente por investir na qualificação e na prioridade aos ônibus pelos corredores exclusivos do tipo BRT – Bus Rapid Transit.

No dia 22 de setembro, sábado, a Avenida Cândido de Abreu, Centro Cívico, ficará fechada em comemoração à data.

Serão realizadas atividades que têm o objetivo de estimular as pessoas a se locomoverem por transporte público ou bicicleta.

Um passeio ciclístico será realizado entre o Parque São Lourenço e a Avenida Cândido de Abreu.

Campanhas em prol de um trânsito seguro também vão marcar o dia na Capital Paranaense também.

 

FLORIANÓPOLIS:

 

A cidade terá uma série de atividades. Entre elas se destaca o projeto Educando no Ônibus.

Técnicos da Secretaria de Transportes e Trânsito de Florianópolis vão visitar entre os dias 17 e 21 de setembro as escolas públicas para conscientizar crianças e jovens sobre a importância dos transportes coletivos e como preservar esse serviço, evitando depredações e evasões de passagens, além de destacar a necessidade de uma postura cordial nos serviços públicos, como ceder os lugares aios idosos.

No dia 22 de setembro, será realizado um passeio de motocicleta para deficientes visuais, promovido pela empresa Floripa Express. Também será promovida uma volta ciclística com saída às 9 h da frente da Catedral Metropolitana.

 

A CAVALO:

 

Para comemorar o Dia Mundial Sem Carro, pelo oitavo ano consecutivo, um grupo vai sair em 21 cavalos de São Bernardo do Campo, no ABC, até a Avenida Paulista. A atividade ocorre no próprio dia 22, que é um sábado, sendo mais fácil este tipo de passeio.

A saída será do bairro Cooperativa. Para chegar à Paulista, são 28 quilômetros de cavalgada.

O ponto final será no MASP. Os participantes vão almoçar nas proximidades enquanto os cavalos serão alimentados e descansarão numa área já preparada dentro do Parque Trianon.

 

ALUGUEL DE BICICLETAS EM PORTO ALEGRE:

 

Em Porto Alegre, a Prefeitura vai dar início no dia 22 de setembro, o Dia Mundial sem Carro, a um programa de aluguel de bicicletas.

Pelo projeto BikePoa, fiscalizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação, o cidadão pode alugar a bicicleta por dia, ao custo de R$ 5,00 ou comprar o passe mensal de apenas R$ 10,00.

Serão 50 bicicletas à disposição em cinco estações: Largo Glênio Peres/Mercado Público, Praça da Alfândega, Casa de Cultura, Usina do Gasômetro e Câmara de Vereadores.

Os serviços serão integrados aos transportes públicos.  O usuário pode ficar com a bicicleta durante todo o dia, mas mesmo com o passe mensal, tem de devolver o veículo diariamente. Além disso, a cada hora, a bicicleta precisa ser trocada, podendo haver pausas de 15 minutos para a substituição.

 

PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO:

 

Em Cuiabá, a Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, do Ministério Público do Mato Grosso, firmou parceria com a prefeitura para no dia 21 de setembro dar início à campanha “ Calçada, Ciclovia- Instrumento de Cidadania”.

Será lançada uma carta com os direitos e em defesa dos ciclistas.

O objetivo é mostrar a importância de meios alternativos de transporte.

No dia 22, será feita uma passeata com deficientes físicos e auditivos em prol da acessibilidade. No ato também será destacada a importância dos transportes coletivos para cidades mais amigáveis.

 

SUA PARTE:

 

Outras cidades também vão realizar atos sobre a necessidade de o uso do carro ser mais inteligente.

Mas independentemente de data, você pode fazer sua parte com pequenos atos que vão ajudar seu bolso e sua saúde.

Em vez de ir à padaria perto de sua casa de carro, procure caminhar até lá e conhecer seu próprio bairro. Tem gente que vive tão corrida que não sabe nem como são os jardins, praças e até ruas vizinhas.

É verdade que o transporte público precisa melhorar bastante. Mas em determinados horários e rotas, os serviços não são ruins. Se você só se locomove de carro e tem um compromisso perto de uma linha de ônibus e metrô fácil para você e num horário de menor movimento, que tal experimentar ir de transporte coletivo?  Muita gente que já disse que nunca pisaria num ônibus ou trem teve boa surpresa.

Experimente, faça sua parte também!

 

Fonte:Canal do Onibus