Sobe para 33% o número de agências fechadas no país; saiba situação no Paraná

 

Subiu para 7.324 o número de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados fechados nesta quarta-feira 19, segundo dia da greve nacional dos bancários, segundo balanço realizado pela Contraf-CUT com base nos dados enviados no final da tarde  pelos 137 sindicatos que integram o Comando Nacional da categoria. Isso representa 33% das agências de todo o país. Na terça-feira 18, primeiro dia da paralisação, 5.132 agências haviam sido fechadas, o que representava 25%. Na greve do ano passado, foram paralisadas 6.248 unidades no segundo dia.

Em Curitiba e região metropolitana 252 das 509 agências (49% do total) estavam fechadas, além dos 13 centros administrativos. Dos 17,9 mil profissionais que atuam na Grande Curitiba, 13,5 mil, ou 75% deles, cruzaram os braços. No Paraná, 30% das agências ficaram fechadas ontem e 56% dos 30,8 mil funcionários aderiram à greve.

"O movimento está se ampliando rapidamente no Brasil todo. Os banqueiros pagaram pra ver e estão vendo a força da greve, resultado da insatisfação dos bancários diante da ausência de nova proposta da Fenaban que contemple as reivindicações da categoria", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

Os bancários querem 5% de aumento real, valorização do piso salarial, PLR maior, mais empregos e fim da rotatividade, melhores condições de saúde e trabalho, mais segurança nas agências e igualdade de oportunidades. Eles aprovaram a greve por tempo indeterminado nas assembleias realizadas em todo o país no dia 12, depois de cinco rodadas duplas de negociação com a Fenaban. Os bancos apresentaram a única proposta no dia 28 de agosto, com reajuste de 6% (apenas 0,58% de aumento real), rejeitada pelos bancários em assembleias em todo o país.

 

A Contraf-CUT enviou cartas à Fenaban e aos bancos no dia 5 para reafirmar que apostava no processo de negociação e aguardava uma nova proposta para ser apreciada pelas assembleias previamente convocadas para os dias 12 e 17. Mas a federação dos bancos não deu resposta até hoje.

"Esperamos que a Fenaban rompa o silêncio, marque nova negociação e apresente uma proposta decente para levarmos às assembleias dos bancários. Em caso contrário, a greve continuará crescendo e poderá entrar na próxima semana", diz Carlos Cordeiro.

Como pagar o licenciamento do veículo?

O Detran-PR informa que a greve não afetou as agências do Banco do Brasil localizadas dentro do órgão. Nesses locais é possível realizar o pagamento do licenciamento do veículo, bem como do IPVA e outros tributos. A recomendação para as pessoas que precisem pagar os tributos é ir a esses locais o mais rápido possível, porque não há garantias de que as agências continuarão abertas nos próximos dias. O órgão lembra, porém, que apenas as taxas referentes ao Detran podem ser pagas nas agências e outras contas não serão aceitas.

Em Curitiba, as agências estão localizadas na sede administrativa do Detran-PR (Av. Victor Ferreira do Amaral, 2.940 – Capão da Imbuia), no posto do Hauer (Rua Frederico Maurer, 1.748) e no posto central (Rua João Negrão, 246 – Centro). Mais informações: 0800-6437373.

Fonte: Banda B