Presidente do Sindimoc fala sobre banheiros em estações-tubos

Na manhã desta quinta-feira (31) o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira deu entrevista a jornalista Tete Motta, do SBT Paraná, onde respondeu questionamentos relacionados ao projeto de instalação de banheiros sanitários em estações-tubos na capital paranaense.

As estações-tubos que vem do final da década 90, com o objetivo de melhorar o transporte em Curitiba, trouxeram consigo uma dificuldade que se arrasta até os dias atuais, que é a condição insalubre dos operadores (cobradores) dessas estações, dificultando saciar algumas das necessidades básicas do ser humano, entre elas o uso de banheiro sanitário para suas necessidades fisiológicas, bem como a higienização das mãos, pois no tempo que ali permanece em seu posto de trabalho manipula muito dinheiro.

Questionado pela repórter sobre qual seria o formato ideal de estação-tubo para ajudar os operadores do sistema, Anderson Teixeira disse: “O certo seria a extinção dos Tubos, mas como isso por hora não é possível, o Sindimoc sugeri que sejam instalados pequenos banheiros em concreto próximo as estações, favorecendo assim, não só o cobrador, como todos os usuários do transporte coletivo”.

O presidente referiu-se aos modelos utilizados nas novas estações-tubos instalados no eixo da Linha Verde. “Os modelos de banheiros aplicados nas estações da Linha Verde supriram as necessidades dos trabalhadores que ali atuam, dessa forma, acreditamos que possa ser feito em outros pontos onde tenha necessidade de sanitários descentes aos trabalhadores e aos usuários de ônibus”. Concluiu Anderson Teixeira.