Depois de protestos, trabalhadores obtêm garantia de receber salários atrasados até amanhã

Anderson Teixeira com os motoristas e cobradores da CCD, durante protesto que resultou na garantia de pagamento dos salários atrasados.A terça-feira foi agitada em Curitiba por conta dos protestos de motoristas e cobradores. Trabalhadores da São José Filial, CCD, Tamandaré Matriz e Tamandaré Filial protestaram contra atraso nos pagamentos de salários de dezembro, que deveriam estar na conta desde o quinto dia útil de janeiro, mas até agora, nada. Foi só depois que o caldo engrossou que as empresas começaram a se coçar e agilizaram o pagamento da turma.

Na CCD, trabalhadores protestaram desde o início da madrugada até que, no final da manhã, empresa apresentou proposta de pagar 80% do salário atrasado hoje e mais 20% amanhã. Por volta das 11h30, a proposta foi aprovada e o movimento, encerrado.

Na São José Filial, a mobilização iniciada às 3h da manhã só foi encerrada às 16h, depois que a viação se comprometeu a pagar 35% dos salários hoje e mais 25%, que somados aos 40% que já estavam pagos, fecham a fatura.

Motoristas e cobradores da Viação São José Filial foram pro combate ao lado do Sindimoc e conquistaram garantia de salários até amanhã.Antes dos protestos, não havia previsão alguma de pagamento – apenas rumores de que “poderiam” sair no início da próxima semana, mas sem garantia alguma.

Viações Tamandaré Matriz e Filial

Já nas viações Tamandaré e Tamandaré, que também deram calote no salário de dezembro dos trabalhadores, os motoristas e cobradores aprovaram indicativo de greve de 72 horas, que vence às 4h da manhã da próxima sexta-feira. Se até lá as empresas não pagarem os salários atrasados, trabalhadores vão deflagrar greve por tempo indeterminado.

Sindimoc solicita audiência com novo Rafael Greca

Ofício foi protocolado hoje na prefeitura, solicitando audiência com novo prefeito, Rafael Greca. Não podemos mais suportar essa situação que já perdura por quatro anos. Considerando a gravidade do problema e o fato de que já ocorre há quatro anos, o Sindimoc protocolou hoje um pedido de audiência com o prefeito Rafael Greca, visando tratar dessa questão e de outras referentes ao transporte coletivo. “Queremos que os trabalhadores, os usuários e o transporte coletivo como um todo sejam tratados com a prioridade, a importância e o respeito que merecem. É inadmissível termos um sistema que, entra ano e sai ano, continua não pagando os salários em dia”, afirma o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Fotos dessa notícia

Vídeos dessa notícia