Em mais uma reunião com o Patronal, negociações não avançam

O Sindimoc participou de reunião, na tarde desta quinta-feira (14), na sede da Urbs, juntamente com o Sindeesmat (Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana), Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), Comec e Urbs.

O objetivo da reunião foi para discutir a pauta de reivindicações dos trabalhadores do setor do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. Os representantes do Setransp foram irredutíveis em negociar os itens apresentados pelos sindicatos, alegando que as empresas não têm como ceder aos índices salariais pedidos pelos trabalhadores e que a única proposta é a reposição de 6.63% do INPC, nem tão poucos os outros itens foram discutidos.

O Sindimoc buscou de todas as formas um consenso e expôs todas as necessidades trabalhistas pelas quais passam os Motoristas e Cobradores. A classe pede 30% nos salários e 100% no Auxílio Alimentação, entre outros itens que constam na pauta de reivindicações, não havendo possibilidade de aceitar o índice apresentado pelos patrões.

Como não houve avanço algum nas negociações, ficou acordada que nova mesa de negociações será agendada para os próximos dias, o Sindicato Patronal deverá se reunir com os empresários do setor e avaliar os pedidos dos trabalhadores.

O Sindimoc preocupado e buscando a valorização dos trabalhadores da categoria e o bem-estar do transporte coletivo aceitou se reunir novamente com as partes interessadas e lamentou a pouca participação do Patronal nessa reunião, que era para ser uma rodada de negociações.

O sindicato esclarece que esgotará todas as possibilidades de negociação, mas que a paralisação no transporte coletivo pode acontecer caso os objetivos dos trabalhadores não seja atingidos satisfatoriamente.