Artigo | Motorista, profissão perigo

O dia a dia de uma cidade volumosa como Curitiba é realmente estressante. Existe inúmeros contratempos que nos tiram o sossego e a paciência. Todos os dias temos que enfrentar ônibus lotado, trânsito e horários a vencer para dar conta de nossas obrigações.

O motorista de transporte coletivo público merece um pouco de sua atenção e, nestas próximas linhas tentarei colocar para você o tamanho da responsabilidade que este profissional enfrenta todos os dias.

Como é sabido, o transporte público de Curitiba é tido como exemplo em diversas cidades e países do mundo. Somos espelho para novas e antigas capitais no quesito transporte. 

Mas já pensou em todas as dificuldades encontradas pelo profissional do transporte para conseguir levar você em segurança todos os dias para sua casa ou trabalho?

Para conduzir vidas com segurança o motorista é quase um vilão dentro da caótica cidade de aço que circula pelas ruas de Curitiba. Além de sua preocupação com o trânsito comum, ele tem inúmeras outras preocupações e responsabilidades.

É preciso estar atento a portas que se fecham e abrem quase que infinitamente e com os passageiros que descem e sobem por estas portas. É preciso estar atento as pressões exercidas por conta dos horários a cumprir (e muitas vezes são impossíveis devido ao transito). Ele precisa estar atento também aos fiscais que estão fardados prontos a fisgarem um descuido seu e os que estão invisíveis também por ausência de fardas.

Ainda não bastasse tamanho esforço para cumprir seu papel, há ainda exposta dentro do ônibus em letras garrafais o número 156 para reclamação. Neste número você pode muitas vezes reclamar do motorista e do cobrador que depois de tanto esforça para pegar você levar a seu destino, atrasou alguns minutos ao descer para usar o banheiro.

Os salva vidas que nos levam em conforto ou quando impossível conforto devido ao tamanho de nossa cidade nos levam em segurança para nossas casas, são alvo de toda essa sabatina todos os dias em uma busca frequente por segurança e perfeição. Respeitar seu trabalho é um dever da população e ser respeitado é um direito do profissional.

Profissão: Motorista e cobrador

Obrigação: Herói

Obrigado profissional do transporte.


Artigo | 
Rodrigo Santiago, Psicólogo