Paralisações por mais segurança nos ônibus chamam para ato em 20 de setembro

Curitiba, 12 de setembro de 2017 | 10h09

Imprimir   Enviar por e-mail

Nesta terça-feira (12), motoristas e cobradores vão realizar mais uma paralisação como parte do Setembro de Luto, entre 15h e 16h, nos terminais Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso, Portão. A manifestação faz parte de série de ações por mais segurança nos ônibus e visa convidar a população para um ato em 20 de setembro, às 15 horas, na Praça Rui Barbosa.

As três principais reivindicações são:

• Câmeras de segurança com monitoramento 24 horas (igual em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul)

• Criação da Delegacia Especializada em Crimes no Transporte Coletivo

• Retorno da Grupo Tático Velado da Guarda Municipal nos ônibus

Na segunda-feira (11) foram organizadas duas paralisações gerais: das 9h às 10h e das 15h às 16h, em todos os terminais de Curitiba e Região Metropolitana e Praças da região central.

O Sindimoc estuda ainda a possibilidade de fazer uma greve geral a partir do dia 21, caso a Urbs, responsável pelo transporte em Curitiba, não tome alguma iniciativa para viabilizar a implementação das câmeras de monitoramento em Curitiba - embora a Lei Municipal 13.885/11 já determine há seis anos que sejam instaladas filmadoras em todos os veículos.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) já está realizando um estudo de viabilidade para a implementação das câmeras de segurança, com previsão para iniciar os testes ainda este mês, na Região Metropolitana.

Setembro em Luto

As manifestações começaram na terça-feira (05), e seguem ao longo de todo o mês. Nesta semana, todos os dias teremos paralisações, sempre de uma hora, mas em diferentes terminais.

Na quarta-feira (13), a paralisação será das 15h às 16h, nos terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueiras, Santa Felicidade, Caiua, Fazendinha.

Na quinta-feira (14), a mobilização dos trabalhadores e usuários será das 9h às 10h, nos terminais: Campo Comprido, Campina do Siqueiras, Santa Felicidade, Caiua, Fazendinha.

Já na sexta-feira (15), será também das 9h às 10h, mas nos terminais: Pinheirinho, CIC, Sítio Cercado, Boqueirão, Carmo, Hauer, Capão Raso, Portão.

Digite o código ao lado

Comentário (máximo 600 caracteres) | Restam: