Rodoviários protestam no Palácio do Campo das Princesas

Manifestação não é do Sindicato dos Rodoviários, mas sim de um grupo dissidente

Funcionários de empresas de transporte coletivo promoveram um protesto pelas ruas do Recife na manhã desta segunda-feira (12). A manifestação, de acordo com os participantes, tem o intuito de manifestar o posicionamento contrário da categoria com relação ao acúmulo de funções em linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em parte da frota, os motoristas são obrigados a atuar também como cobradores. O grupo seguiu em direção ao Palácio do Campo das Princesas, o que provocou retenções na Rua Princesa Isabel.

A manifestação não tem participação do Sindicato dos Rodoviários. Segundo a entidade, trata-se de um grupo dissidente. De acordo com os manifestantes, 23 linhas que operavam sem cobrador por só aceitarem o pagamento por meio automático voltaram a receber o valor da passagem em dinheiro este, mas os cobradores não foram recolocados nas linhas.

Por causa da mudança, os condutores dos ônibus passaram a acumular a função de cobrador, recebendo, distribuindo o troco e liberando as catracas para os passageiros. Desde 2017, 32 linhas de ônibus do Recife pararam de receber dinheiro em espécie como pagamento, passando a aceitar exclusivamente o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
 

Fonte: OP9