MPF de Minas Gerais determina que presença de cobrador em ônibus é obrigatória

A medida valeria não apenas para Uberlândia, mas para todo o território nacional

Enquanto aqui em Curitiba nossa luta é pela permanência dos cobradores nos ônibus da capital, em Uberlândia, as autoridades já perceberam a importância desta função e pedem a obrigatoriedade de cobradores no transporte coletivo. A ação civil pública, ajuízada em novembro pelo Ministério Público Estadual e Federal de Uberlândia, determina que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem até 60 dias para realizar as mudanças.

Em Uberlândia, a maior parte da frota de ônibus do transporte público funciona sem a presença do cobrador, e quem acaba tendo que se preocupar com o dinheiro é o motorista. O Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sinttrurb) já tentou encontrar meios de contornar o problema e espera que essa ação surta mais efeito.

“É uma ação muito louvável, a gente reconhece que vem de encontro com o anseio da sociedade em ter um serviço de transporte público de qualidade. Além de também oferecer mais segurança pros trabalhadores que estão operando no sistema, que é no caso, os motoristas”, disse Márcio Dúlio, presidente do Sinttrurb. De acordo com a reportagem, a população tem constatado que os motoristas não estão dando conta do acúmulo de funções.

A equipe de reportagem da TV Vitoriosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, conversou com a população nas ruas, que foi unânime: quer a volta dos cobradores nos ônibus. Confira na reportagem abaixo: