Medida contra fura-catracas apresenta falhas no primeiro dia

Sistema que prevê acabar com a infração, não funciona e quem continua pagando pelo prejuízo são os usuários

A medida, de instalar anteparos nas portas 1 e 5 da estação-tubo do Passeio Público no sentido Capão Raso, para tentar combater os fura-catracas nos ônibus em Curitiba, apresentou falhas já no primeiro dia de funcionamento. Logo após o início do sistema, três jovens foram flagrados passando pelo obstáculo, conforme imagens exibidas pelo telejornal Meio-Dia Paraná, da RPC. 

De acordo com informações divulgadas pela Tribuna do Paraná, estima-se que a infração acarreta um prejuízo de 6 milhões por ano, que poderiam ser investidos nos serviços do transporte público da capital. O preço das passagens é calculado a partir do número de passageiros pagantes, dessa forma, o prejuízo pesa no bolso de quem é usuário do transporte, já que o bilhete encarece. 

Certamente o sistema terá que ser revisto e aprimorado, levando em conta as falhas apresentadas na estação que é uma das mais invadidas em Curitiba. Atualmente, a implantação dos anteparos está sendo pago pela Viação Glória. Enquanto não encontram a solução para o problema, quem paga pelos problemas do transporte coletivo de Curitiba são os passageiros. 

Em 2016, a Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma lei que prevê multa de 50 vezes o valor da passagem para os fura-catracas. Ainda que a medida aprovada pelos vereadores tenha sido para o bem da população, não existe hoje uma regulamentação para que essa norma seja aplicada e, dessa forma, os responsáveis não são punidos.