Assembleia da categoria define pauta da campanha salarial

Em assembleia realizada na Praça Rui Barbosa no dia de hoje, 24, a categoria de Motoristas e Cobradores das Empresas de Ônibus do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana definiu a pauta da campanha salarial para as negociações de acordos coletivos do ano de 2019.

A assembleia que ocorreu em três horários, dando a possibilidade de participação do maior número de trabalhadores possível, devido aos turnos de trabalho nos coletivos, discutiu dentre outras coisas, a autonomia de atuação do sindicato perante seus representados, a manutenção da data-base, a contribuição sindical, a estabilidade de emprego e a porcentagem de reajuste salarial requerida pela categoria. A categoria estabeleceu, por unanimidade, o requerimento de um reajuste salarial de 10% na negociação do acordo coletivo.

Ainda sobre o reajuste salarial, foi decidido, também por unanimidade, manter a data-base para o acréscimo do direito como dia 1o de fevereiro, com o pagamento do valor retroativo a esta data caso as negociações sejam estendidas com o patronal. Já sobre a contribuição sindical, foi deliberada a autorização prévia e expressa coletiva para o desconto do aporte  da remuneração dos representados do sindicato, filiados ou não, referente a taxa de reversão. Tal deliberação fez-se necessária desde que o ex-presidente da República, Michel Temer, acabou com a obrigatoriedade da contribuição sindical através da Lei 13467/2017.

Outra reivindicação da categoria é a manutenção de emprego dos cobradores e dos trabalhadores com mais tempo de casa, preservando a estabilidade de emprego acordada nas negociações do ano passado. Além disso é requerido o reajuste também do benefício pago referente ao cartão alimentação da categoria.

O Sindimoc ficou também autorizado pela assembleia a modificar, suprimir ou acrescentar qualquer reivindicação para efeito de negociação, podendo, inclusive, deflagrar greve da Categoria caso restarem frustradas as negociações conciliatórias.