Secretaria da Mulher é prestigiada no Dia da Mulher

Porque precisamos valorizar as mulheres da nossa categoria todos os dias

Nesta sexta-feira (8), é comemorado o Dia Internacional da Mulher. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) não poderia deixar essa data passar em branco sem prestigiar o trabalho realizado pela Secretaria da Mulher, que conta hoje com a administração de 34 mulheres. 

Por esse motivo, conversamos com a dirigente sindical Vanusa Pereira Coelho, de 42 anos, que trabalha como cobradora há 18 anos e no departamento desde a sua criação, há cinco anos. Sobre a importância do prestigio nesse dia tão especial, ela explica que “a mulher hoje é uma grande contribuinte produtiva da sociedade, infelizmente, a maior parte delas em condições mais desfavoráveis”.

Vanusa acredita que o sindicato demonstra a sua preocupação com a união da mulher e com o combate de todas as formas de violência, discriminação e preconceito nas suas diferentes áreas de atuação. Por esse motivo, hoje a Secretaria da Mulher trabalha com diversas campanhas educativas contra essas práticas. 

O trabalho realizado beneficia 1400 mulheres, em diversas áreas com atendimento social, jurídico, psicólogo e também a Casa da Mulher (CRAM). No ano de 2019, as novas ideias já foram implantadas com todo o vapor, são elas: a preocupação com atividade física voltada para as mulheres do Sindimoc (Zumba), cursos de informática online e de artesanato.

“Tenhamos a certeza de que nós, mulheres, podemos nos permitir sermos melhores, que podemos ser protagonistas da nossa própria história. Afinal de contas, estamos no século vinte e um”, Vanusa termina a entrevista deixando uma mensagem de apoio a todas as mulheres do sindicato, acreditando que esse é o principal legado da Secretaria.