SINDIMOC se manifesta sobre matéria na RPC TV sobre as condições dos cobradores em estações-tubos

Relacionado à matéria jornalística veiculada no Programa Paraná Tv 1ª Ediçãodesta terça-feira (26/03), intitulada: “Falta de banheiro faz cobradores viverem no sufoco”, o SINDIMOC, afirma que tem incansavelmente, inclusive através da justiça do trabalho, sanar esse problema pelo qual passam os operadores do sistema. Prova disso é o Parecer Técnico elaborado pelo Ministério Público do Trabalho, cuja cópia encontra-se no site do sindicato no link: http://www.sindimoc.org.br/media/documentos/Parecer%20Ministerio%20Publico%20do%20Trabalho.pdf

Em recente entrevista a um veículo de comunicação da capital paranaense, o presidente do SINDIMOC, Anderson Teixeira, declarou:

“As estações-tubos que vêm do final da década 90, com o objetivo de melhorar o transporte em Curitiba, trouxeram consigo uma dificuldade que se arrasta até os dias atuais, que é a condição insalubre dos operadores (cobradores) dessas estações, dificultando saciar algumas das necessidades básicas do ser humano, entre elas o uso de banheiro sanitário para suas necessidades fisiológicas, bem como a higienização das mãos, pois no tempo que ali permanecem em seus postos de trabalho manipulam muito dinheiro, podendo com isso acarretar problemas de saúde”.

Questionado sobre qual seria o formato ideal de estação-tubo para ajudar os operadores do sistema, o presidente disse: “O certo seria a extinção dos Tubos, mas como isso por hora não é possível, o Sindimoc sugere de forma paliativa que sejam instalados pequenos banheiros em concreto próximo as estações, favorecendo assim, não só os cobradores, como todos os usuários do transporte coletivo”.