Pauta de Reivindicações da categoria é aprovada em Assembleia Geral

Em assembleia no dia 29 de janeiro, a categoria de motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana aprovou a pauta de reivindicações da campanha salarial para realização do Acordo e Convenção Coletiva de Trabalho do ano 2020.

Os trabalhadores do transporte coletivo reivindicam, dentre outras coisas, 8% de reajuste salarial, a antecipação da data do crédito do auxílio alimentação, bem como um reajuste no benefício, a extinção da possibilidade de ampliação do intervalo intrajornada, a alteração do Regime de Controle de Jornada por um sistema mais fidedigno, podendo ser acompanhado pelo funcionário e a manutenção das regras e cláusulas de estabilidade aos motoristas e garantia de emprego aos cobradores.

Além disso, a categoria demanda que seja feita a computação do tempo de acerto de contas dos cobradores na jornada de trabalho. Atualmente, o cobrador termina sua jornada nos tubos ou ônibus e se desloca até a empresa para fazer o acerto de contas. O tempo gasto com deslocamento e permanência na garagem para realizar o acerto não vem sendo registrado como jornada de trabalho. “Se é exigido do trabalhador que seja feito o acerto de contas, isso é parte do trabalho e sendo parte do trabalho o mais justo é que a empresa compute esse tempo dentro da jornada de trabalho, já que os cobradores também ficam à disposição da empresa durante esse período”, afirma o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

Outra demanda nesse sentido é para que os motoristas e cobradores sejam dispensados, sem prejuízo na remuneração, quando houver necessidade de comparecer a um Distrito Policial para a realização de Boletim de Ocorrência por conta de assaltos ou arrastões durante a jornada de trabalho.

Também se reivindica a elaboração de um Programa de Participação nos Lucros e Resultados, a implementação de um Vale Cultura e adequação dos tubos para proteção das chuvas, frio e vento, o que de acordo com o presidente do Sindimoc, irá beneficiar toda a população curitibana. “Sabemos que as condições climáticas de Curitiba são instáveis e toda a população sofre com isso. Quem tem que pegar ônibus quando está chovendo ou muito frio não está totalmente protegido dentro das estações tubo. Isso é algo que pode ser muito melhorado em benefício de todos”, ressalta Anderson.

A pauta de reivindicações com 85 itens contempla ainda a revisão da jornada de trabalho de mulheres que retornam da Licença Maternidade, a regularização de motoristas internos contratados como manobristas e outros temas importantes da categoria. VEJA AQUI.

Categorias: