Carteira de trabalho digital e o fim do documento impresso

Modelo digital não poderá mais ser utilizado como documento pessoal

Em fevereiro de 2020, a carteira de trabalho impressa deixou de ser emitida pelo Serviço Nacional de Emprego (Sine). Agora, ela será totalmente substituída pela carteira de trabalho digital. Essa nova forma de emissão do documento traz algumas mudanças para os trabalhadores, por isso, é importante estar atento a nova tecnologia.

Para começar, a carteira de trabalho deixou de valer como documento pessoal, não sendo possível utilizar o aplicativo para esse fim. Além disso, você não terá mais acesso ao número do Programa de Integração Social (PIS), já que todo o trâmite será realizado utilizando apenas o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Todas as anotações dos novos contratos de trabalho e dos já existentes devem ser feitas de forma eletrônica, como no caso de férias e de reajuste de salário. Por meio do aplicativo, você pode conferir suas contribuições previdenciárias, folha de pagamento, vínculos, aviso de acidente de trabalho, aviso prévio e tudo relativo ao seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Como tirar a carteira de trabalho digital?
Se você tem um CPF, já possui a sua carteira de trabalho digital previamente emitida. Caso já tenha cadastro no sistema do acesso.gov.br, você poderá utilizar os mesmos dados de acesso para o aplicativo. 

Do contrário, basta cadastrar-se pelo site: https://servicos.mte.gov.br/. Depois, baixe o aplicativo na Play Store ou na App Store. Quando acessar, você já poderá visualizar sua carteira de trabalho digital.

Não descarte a sua carteira de trabalho impressa!
Durante o período de transição, alguns dados podem estar incorretos na sua carteira de trabalho digital. Caso aconteça, basta pedir a correção pelo sistema, mas é importante ter a comprovação da sua carteira de trabalho impressa.