Sindimoc pede informações à Urbs sobre testagem para Covid-19 aos trabalhadores do transporte coletivo

Presidente da Urbs afirmou que motoristas e cobradores já foram testados, o que não ocorreu

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) solicitou à Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) esclarecimentos sobre a testagem dos trabalhadores do transporte coletivo para Covid-19. O pedido, feito no dia 24 de junho, é devido a fala do presidente do órgão em entrevista para um telejornal local, em que ele afirma que motoristas e cobradores haviam sido testados na semana de 14 a 20 de junho, o que não ocorreu.

Em ofício, o Sindimoc solicitou informações referentes ao funcionamento da testagem e questiona também quando e onde serão realizados os testes, assim como diretrizes para evitar o contágio dos motoristas e cobradores do transporte coletivo pelo coronavírus. A categoria está na linha de frente de combate à doença, transportando milhares de pessoas todos os dias, inclusive profissionais da saúde.

No dia 16 de junho, a entidade já havia entrado em contato com a Secretaria de Saúde de Curitiba sobre a testagem de motoristas e cobradores. Na ocasião, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, havia dado entrevista para dois veículos de comunicação afirmando que os trabalhadores seriam testados, porém sem data definida. Em contato com a assessoria de comunicação do órgão, foi repassado que a ação seria realizada por cada distrito sanitário, ou seja: os trabalhadores seriam convocados a partir do local em que residem para fazerem a testagem nas unidades de saúde.

Ações de combate ao vírus

Como forma de buscar mais segurança aos trabalhadores do transporte coletivo durante a pandemia, os assentos próximos aos motoristas e cobradores foram isolados após pedido da entidade. Já nas últimas semanas, os ônibus passaram a rodar com apenas 50% da lotação máxima, sendo autorizado aos motoristas que não parem nos pontos e estações quando a capacidade for atingida. A fiscalização é realizada por fiscais da Urbs e pela Guarda Municipal, contando com o apoio de militares do Exército para evitar aglomerações nos terminais.

Diversas linhas de ônibus passaram a circular com 100% da frota. Outras linhas também operam com mais veículos, principalmente nos horários de pico. A linha Inter 2 está rodando com 100% da frota em dias úteis. As linhas expressas Pinheirinho/Rui Barbosa, Santa Cândida/Capão Raso e Circular Sul passaram a operar com 90% da capacidade nos horários de maior movimento. As linhas alimentadoras da região Sul da cidade trabalham com 100% no horário de pico.

Foto: SMCS/PMC