Sindimoc reforça pedidos sobre testagem em massa da categoria para Covid-19

Urbs afirma que nove trabalhadores testaram positivo para o coronavírus. Cerca de três morreram por causa da doença

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, participou na tarde de terça-feira, 7 de julho, do telejornal Balanço Geral para falar sobre os pedidos da categoria para terem mais segurança durante a pandemia. Cerca de três trabalhadores do transporte coletivo morreram em Curitiba e Região Metropolitana por causa da Covid-19. A Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que nove tinham testado positivo.

Na entrevista, Teixeira ressaltou a atuação do sindicato, solicitando ações para evitar o contágio da categoria. “Desde o início da pandemia nós solicitamos medidas de proteção ao trabalhador e tivemos êxito em alguns pedidos como máscaras e correntes para isolar bancos próximos dos motoristas e cobradores. Mas com o passar da pandemia, nós estamos vendo que algumas falhas ainda acontecem. Nós pedimos a testagem dos trabalhadores para sabermos em que grau que a doença está em nossa categoria”, afirmou Teixeira. O Sindimoc também solicitou que os cartões de passagem daqueles que não exercem atividades essenciais fossem bloqueados, visando diminuir o fluxo de pessoas no transporte coletivo.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), e a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmaram no início de junho que todos os motoristas e cobradores do transporte coletivo da capital seriam testados, porém não havia data definida para que isso acontecesse. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, chegou a afirmar que toda a categoria já havia sido testada, o que não ocorreu. Após a entrevista de Anderson, o telejornal reproduziu uma nota do órgão de que a testagem será realizada, porém dependerá da capacidade de processamento dos laboratórios da cidade.

No último domingo (5) o motorista Lincoln Robson Dezenciol, de 46 anos, morreu depois de complicações provocadas pelo coronavírus. De acordo com o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson de Jesus dos Santos, as empresas devem afastar os trabalhadores que estão no grupo de risco como idosos, grávidas ou com doenças crônicas, o que não foi feito com Lincoln, já que ele tinha diabetes.

O Sindimoc tem trabalhado para garantir aos trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana as condições necessárias para trabalharem com o máximo de segurança durante esse período.

Veja abaixo a entrevista completa: