Presidente da Força Sindical defende que ricos paguem mais imposto

Miguel Torres falou sobre a importância dos trabalhadores na discussão da Reforma Tributária para que os pobres paguem menos imposto

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participou nesta quarta-feira, 12 de agosto, da live do canal “Você Acha Justo?” sobre a tributação de milionários para que o país saia da crise. Com as discussões no Congresso Nacional sobre a Reforma Tributária, diversas entidades e políticos estão propondo que os super-ricos brasileiros contribuam com mais, já que o sistema tributário prejudica os trabalhadores.

Durante a transmissão, Miguel Torres falou sobre a importância de a sociedade participar das discussões da Reforma. “Tem que ser amplamente debatida com a sociedade. Talvez com a pandemia não tenhamos esse espaço. Certamente terá um oportunismo dos políticos para mostrarem que estão fazendo alguma coisa, mas na verdade estão prejudicando quem mais precisa, [os trabalhadores]”, afirma Torres. Atualmente o modelo de tributação no Brasil faz com que os pobres e a classe média paguem proporcionalmente mais impostos do que os ricos.

O presidente da Força declarou apoio à campanha para tributar os milionários do Brasil e que diminui os impostos daqueles que ganham até três salários mínimos. “Tributar as grandes fortunas, os ricos, é superimportante, mas nós temos que ganhar a sociedade para isso. Nas bases sindicais nós falamos muito sobre a Reforma Tributária”, lembrou. Existem propostas no Congresso para apenas simplificar o sistema tributário. Entretanto, as entidades afirmam que para diminuir a desigualdade social é preciso que os milionários contribuam com mais para melhorar a distribuição de renda.

Além de Miguel, participaram também os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah. Os três líderes sindicais apoiaram o documento “Tributar os Super-ricos para Reconstruir o País”, em que são apresentadas oito propostas para que o país consiga superar a crise do coronavírus, aumentando os impostos para apenas 0,3% da população. Essa parcela possui a riqueza de cerca de 50% de todo o povo brasileiro.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) é filiado à Força Sindical e defende uma reforma tributária que diminua os impostos para o trabalhador, cansado de carregar o país, e aumente para aqueles que, mesmo com a pandemia, conseguiram aumentar suas fortunas. Não é justo que a gente pague a conta da crise sozinho mais uma vez.

Veja a live completa abaixo:

Categorias: