Paraná prorroga Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) decidiu prorrogar em todo Paraná a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, devido o baixo índice de imunização até o momento.

Anteriormente a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite se encerraria nesta sexta-feira (29), mas agora irá continuar até o término do estoque de vacinas ou quando a imunização chegar a meta de 95%.

Até esta quinta-feira (29), a vacinação de crianças de 1 a 4 anos tinha atingido apenas 55% em todo estado, com a imunização de aproximadamente 320 mil das 583 mil crianças da meta do Paraná.

“Faço um apelo para que os pais ou responsáveis das crianças levem os seus filhos para tomar a vacina. Estamos vivendo uma pandemia em que esperamos a vacina como alternativa para evitar a Covid-19. No caso da pólio, temos a prevenção, que é gratuita e oferecida em toda a rede pública de saúde”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças de 2 meses (1ª dose), 4 meses (2ª dose) e 6 meses (3ª dose). Estão previstas ainda doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

“Desde 1986 não temos a presença da poliomielite no Paraná, mas não podemos deixar a cobertura abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, para não correr o risco de a doença ser reintroduzida no Estado. A única forma de evitar a paralisia infantil é manter em alta a taxa de cobertura da vacina”, pontuou Vera Rita da Maia, chefe da Divisão de Imunização da Secretaria da Saúde.

A poliomielite – também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que pode ser transmitida pela água e alimentos contaminados ou pelo contato com outra pessoa infectada.

Alguns casos de poliomielite se demonstram assintomáticos, mas em outros o vírus pode causar paralisia parcial ou total nas pessoas contaminadas.

Fonte: Paraná Portal

Categorias: