Paraná prorroga situação de emergência hídrica por mais 180 dias em novo decreto

Governo informou que medida considera o agravamento da estiagem e a previsão de poucas chuvas nos próximos meses; documento foi assinado pelo governador nesta quinta-feira (29)

Em um novo decreto, assinado pelo governador Ratinho Junior (PSD), nesta quinta-feira (29), o Paraná prorrogou a situação de emergência hídrica no estado por mais 180 dias.

A situação havia sido instituída pelo governo em um decreto anterior, assinado no mês de maio, que teve o período de vigência concluído.

Nesta quinta-feira, o estado informou que a prorrogação foi decidida considerando o agravamento da estiagem e a previsão de chuvas abaixo da média para os próximos meses.

O decreto do governo permitiu oficialmente que as companhias de abastecimento de água realizem rodízios, método que foi implantado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em regiões mais críticas.

Em Curitiba e Região Metropolitana, o rodízio foi intensificado, devido à baixa nos níveis dos reservatórios que abastecem a localidade. Atualmente, os moradores enfrentam ciclos de fornecimento de água de 36 horas intercalados com outras 36 horas sem abastecimento.

No primeiro decreto, o governo também determinou a realização de medidas de apoio aos agricultores e a implantação de um grupo de trabalho para conduzir as decisões públicas sobre a água, enquanto vigorar a situação de emergência hídrica.

Seca

O levantamento mais recente do Monitor de Secas, projeto da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), apontou que 8,6% do território do estado apresentam situação de seca extrema.

De acordo com os dados, divulgado no final de setembro, o resultado mais drástico foi identificado em Curitiba e cidades da Região Metropolitana que, desde o mês de março, enfrentam rodízio no abastecimento de água.

Além da situação de seca extrema em 8,6% do território, outros 61% do estado registraram seca grave, na área entre o litoral, passando pelos Campos Gerais, até o oeste.

A situação é de seca moderada em 30% do estado, entre o norte, noroeste e áreas do sul e oeste do Paraná.

Dicas de economia

A orientação é para que os moradores façam uso racional da água, priorizando hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao novo coronavírus, e alimentação.

Nesse período, a Sanepar orienta que atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:

  • Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
  • A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
  • A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
  • Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
  • Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
  • Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Fonte: G1 Paraná

Categorias: