Atuação firme do Sindimoc garante retroativo integral do metropolitano

Valor será pago em parcela única em forma de abono

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) firmou nesta segunda-feira, 9 de novembro, novo acordo com as empresas do transporte metropolitano para pagamento do retroativo dos motoristas e cobradores. Agora, os valores devidos de 1º de fevereiro a 30 setembro serão pagos nesta quarta, 11 de novembro, em forma de abono e parcela única. O mesmo acontece com o cartão alimentação: o retroativo deste mesmo período será pago no dia 11.

O reajuste de salário (de outubro a janeiro de 2021) será pago no cartão alimentação dos trabalhadores. Desta forma, o valor passa para R$ 660 por mês. Cabe lembrar que tanto os valores do abono quanto do retroativo e reajuste variam de acordo com as particularidades de contrato de cada trabalhador durante a pandemia. O novo acordo vale para as empresas metropolitanas do transporte coletivo, exceto aquelas que possuem acordos específicos.

Entenda

Tendo em vista o descumprimento do acordo coletivo celebrado que estava assinado, em que uma das parcelas do retroativo deveria ter sido paga em 20 de outubro, o Sindimoc foi atrás das empresas para resolver a situação. Entendendo que a única forma de acordo era que o valor devido fosse pago integralmente, em uma única parcela, a Diretoria negociou com as empresas e consultou a categoria para analisar a proposta. Esse novo acordo demonstra a importância e a necessidade de mantermos um sindicato forte e atuante para a defesa dos direitos dos trabalhadores.

“Nós entendemos a frustração dos nossos amigos em não ter recebido o retroativo na data acordada e por isso fomos logo atrás das empresas para negociar o pagamento”, afirma Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc. “Entendemos também que o novo acordo, de pagamento integral do retroativo, é ainda melhor para a categoria”, afirma. “Este sindicato continuará lutando para o bem-estar dos trabalhadores do transporte coletivo”, completa Anderson.

Categorias: