Com investimento de R$ 700 milhões, novo Inter 2 aguarda assinatura de contrato

A prefeitura de Curitiba espera assinar nos próximos dias o contrato para financiamento do principal projeto da atual gestão para o transporte coletivo. O novo Inter 2 terá investimentos da ordem de US$ 133,4 milhões (aproximadamente R$ 700 milhões), sendo US$ 106,7 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões de contrapartidas do município. Os recursos vão bancar a ampliação de uma das principais linhas de ônibus da cidade e uma série de melhorias no trajeto.

No último dia 16 de novembro, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) despacho do secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues Junior, autorizando a garantia do governo federal para o financiamento do BID. Com isso, a expectativa do governo municipal é que a assinatura do contrato com o banco seja assinado ainda este ano, até o fim do mês.

O Projeto do Aumento da Capacidade e Velocidade da Linha Direta Inter 2 prevê a inserção de veículos elétricos, melhoria da infraestrutura viária e de equipamentos para o aumento da velocidade operacional e a ampliação da capacidade do Ligeirinho Inter 2 e do Interbairros II. As duas linhas, que totalizam 38 quilômetros de extensão e passam por 28 bairros, deverão passar dos atuais 155 mil passageiros transportados diariamente para 181 mil.

Entre as obras previstas no projeto estão a abertura e requalificação de 70 quilômetros de vias; implantação de 30 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus; construção do novo Terminal Capão da Imbuia, do miniterminal do Santa Quitéria e quatro novas estações; reconstrução dos terminais Campina do Siqueira e Hauer; construção de uma nova ponte sobre o rio Belém e dois novos viadutos - um na avenida Victor Ferreira do Amaral, na divisa com Pinhais, e outro no Novo Mundo, fazendo integração com a Linha Verde.

O novo Inter 2 prevê ainda a substituição das tradicionais estações tubo por novos modelos, climatizados e preparados para receber veículos de propulsão elétrica. Além disso, as estações serão autossustentáveis, equipadas com placas fotovoltaicas.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, os primeiros lotes dos projetos executivos do Inter 2 já foram contratados e estão em fase de execução. Quanto à conclusão do projeto em sua totalidade, a previsão inicial é de que isso aconteça em 2025.

Fonte: Gazeta do Povo

Categorias: