Curitiba e região terão câmeras com monitoramento em tempo real em estações-tubo, terminais e ônibus

Projeto “Muralha Digital” foi apresentando pelo prefeito Rafael Greca e pelo governador Ratinho Júnior nesta terça (05)

As principais estações-tubo, terminais e parte da frota de ônibus de Curitiba e região metropolitana terão até abril câmeras de monitoramento com transmissão das imagens em tempo real para um Centro de Controle Operacional (CCO).

A promessa é da prefeitura de Curitiba e governo do Paraná.

Nesta terça-feira, 05 de janeiro de 2021, o prefeito da capital, Rafael Greca, e o governador, Ratinho Júnior, apresentara o CCO que integra o projeto Muralha Digital.

De acordo com o secretário municipal de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, em nota, a instalação deste Centro de Controle Operacional integra a primeira fase do projeto. A segunda fase deverá ser consolidada entre março e abril, com a manutenção e substituição de câmeras existentes, instalação de câmeras em ônibus, terminais e estações-tubo. A terceira fase terá a possibilidade de integração com câmeras particulares. O investimento total será de R$ 28 milhões.

Com os equipamentos, a intenção é reduzir o número de assaltos, casos de assédio e evasão de receitas do transporte coletivo com os “fura-catracas”.

As câmeras vão gerar as imagens em tempo real ao CCO que terá integradas equipes da prefeitura, guarda municipal e Polícia Militar do Estado do Paraná.

De acordo com o prefeito Rafael Greca, somente na capital, o projeto vai contar com mais de 1,7 mil câmeras, radares e botões de pânico nas escolas.

“A Muralha Digital é uma estrutura da Prefeitura de Curitiba que não dorme, é a contribuição de Curitiba, cidade inteligente, à segurança da Região Metropolitana. Serão 1.742 câmeras, 191 locais com 804 faixas de radares, 185 botões de pânico em escolas”, disse na nota o prefeito Rafael Greca ao ressaltar que parte das 488 câmeras já instaladas permite o reconhecimento facial.

Também haverá câmeras inteligentes colocadas nos uniformes dos guardas com controle remoto da central.

O governador Ratinho Júnior explicou que o projeto é resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Ratinho Júnior ainda disse que mais cidades paranaenses, além da capital e dos municípios vizinhos, devem ter projetos semelhantes.

“Além da Região Metropolitana de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu serão contempladas no projeto que está no Ministério da Justiça”, declarou o governador Ratinho. “Teremos patrulhamento e a tecnologia, que é um aliado muito grande na prevenção e no combate à violência. Vamos levar mais tranquilidade aos curitibanos e aos paranaenses”, completou o governador.

Fonte: Diário do Transporte