Governo do PR e Prefeitura de Curitiba preparam estrutura para vacinação contra Covid-19

Ainda que a liberação da vacina contra a Covid-19 esteja indefinida, o Paraná e Curitiba já preparam a estrutura para iniciar a imunização da população. Insumos, como seringas, já estão garantidos e, segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o planejamento prevê que aproximadamente 4 milhões de paranaenses recebam a primeira dose da vacina até maio. Ontem, o prefeito Rafael Greca disse que o Pavilhão de Eventos do Parque Barigui deve ser preparado para se tornar um mega-centro de vacinação.

Como o Paraná vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a expectativa é que o processo de imunização possa começar ainda neste mês. É no Cemepar que o Estado armazena seringas, agulhas, máscaras, aventais e demais itens necessários para a imunização. Apenas em relação a seringas e agulhas o Paraná conta com 11 milhões de unidade. Número que saltará para 27 milhões nos próximos dias após nova rodada de compras.

Beto Preto ressaltou que a expertise técnica da secretaria fará com que a vacina contra a Covid-19, tão logo seja liberada pela Anvisa, comece a ser aplicada em até 72 horas nos paranaenses que integram o grupo prioritário.

A base é formada por cerca de 90 mil profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, 10 mil índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Estado e 10 mil idosos institucionalizados em asilos e casas de repouso.

A estimativa é que o Estado receba 100 mil dos 2 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo Laboratório AstraZeneca. As vacinas serão importadas do Instituto Serum, um dos centros da AstraZeneca para a produção da vacina na Índia, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

E, depois, conforme as vacinas de outros laboratórios forem sendo liberados pela Anvisa, e as doses chegarem ao Estado, os restante dos grupos prioritários devem receber o imunizante. O resto da população deve ter a vacina à disposição conforme o calendário do Ministério da Saúde.

Mega-Centro

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, como costumeiramente faz, postou uma mensagem na sua página no Facebook, onde, primeiro criticou a “briga” das vacinas. “Não se trata de discutir se a vacina é chinesa ou indiana, se é do Governador João Dória ou do Presidente Jair Bolsonaro. Temos disponíveis as vacinas do Butantan e da FioCruz. A melhor vacina é a que estará a disposição da população”, escreveu.

No final, o prefeito também adiantou que o Pavilhão do Barigui deve ser um local de vacinação em Curitiba. “Vamos começar a preparar o grande Pavilhão de Eventos do Parque Barigui para ser nosso mega-centro de vacinação. Prefiro usar o espaço assim do que como hospital de campanha”.

Fonte: Bem Paraná

Categorias: