Coronavírus: Beto Preto orienta que prefeitos do Paraná usem todas as 369 mil vacinas de lotes recentes como 1ª dose

Secretário de Saúde do Paraná disse que vai seguir recomendação do Ministério da Saúde apesar de ter preocupação com atrasos nas entregas. Antes disso, prefeituras estavam armazenando metade das doses recebidas para aplicação da 2ª dose

O secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que vai pedir aos prefeitos do estado que usem todos os 369 mil imunizantes recebidos nos dois lotes mais recentes de vacinas contra a Covid-19 para aplicação da 1º dose.

O pedido segue uma orientação do Ministério da Saúde para que estados e municípios não estoquem doses para aplicação da 2ª dose dos imunizantes. O objetivo da medida é acelerar a vacinação.

O secretário fez o apelo em entrevista à RPC na manhã desta segunda-feira (22) e afirmou que vai reforçar o pedido em uma reunião com os secretários municipais, em uma assembleia extraordinária na terça-feira (23).

"São 369 mil doses para disponibilização aos municípios no sentido de fazer a primeira dose", afirmou.

Beto Preto afirmou que fica preocupado com os atrasos nas entregas de doses pelo Ministério da Saúde, mas que mesmo assim é preciso seguir a orientação.

"Vamos seguir exatamente aquilo que foi colocado pela Coordenação-Geral de Imunizações em Brasília. É uma preocupação, porque com esses atrasos e tudo mais, eu fico muito preocupado. Eu gostaria de reservar as doses. Como não vamos reservar, teremos 240 mil que chegaram anteontem e mais 129 mil doses da carga da semana passada", afirmou.

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, o Paraná recebeu 1.500.450 doses do governo federal.

Na atualização mais recente da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), divulgada na sexta-feira (19), o estado tinha aplicado 745.046 vacinas em 553.135 pessoas.

Levando em conta a população total do estado, cerca de 4,8% dos paranaenses receberam alguma dose da vacina contra o coronavírus.

Segundo Beto Preto, a expectativa é que o número de idosos com casos graves de Covid-19 diminua ao seguir a orientação de aplicação de todas as vacinas como primeira dose.

De acordo com o secretário, as pessoas com mais de 60 anos representam 13% dos casos de coronavírus no estado e 77% das mortes.

"Vamos gastar as vacinas, porque cada cidadão imunizado é a possibilidade de um caso grave a menos que possa ter que utilizar os nossos leitos. Podemos poupar a vida das pessoas com a vacina", afirmou.

De acordo com a Sesa, o Paraná tem 5.460 pessoas internadas com Covid-19 ou suspeita da doença, e 988 pessoas à espera de um leito hospitalar.

Levando em conta os leitos de UTI do SUS, a ocupação no estado é de 95%.

Desde o início da pandemia, 791.390 pessoas testaram positivo para Covid-19 no Paraná, segundo a Sesa. Destas, 14.799 pessoas morreram vítimas da doença.

Mudanças nas orientações
A nova recomendação trata-se de uma nova mudança na orientação do Ministério da Saúde para as vacinas contra a Covid-19.

No início da campanha, com base em diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 50% das vacinas destinadas pelo governo federal aos estados e municípios foram reservadas como 2ª dose.

Em 19 de fevereiro, o Ministério da Saúde chegou a divulgar que faria uma mudança na estratégia da vacinação contra a Covid-19, sem guardar metade do imunizante para a 2ª dose. À época, o governo argumentou que o ritmo de chegada das novas doses seria acelerado e, com isso, não seria preciso reserva.

Entretanto, em 24 de fevereiro, a pasta recuou e informou que os estados e municípios deveriam reservar a 2ª dose da CoronaVac para garantir que ela seja aplicada de duas a quatro semanas após a 1ª.

Fonte: G1 Paraná

Categorias: