Urbs contrata auditoria externa para avaliar transporte coletivo

A Urbs pretende contratar uma auditoria externa independente para avaliar o sistema de transporte coletivo de Curitiba. Até a próxima semana, será lançado o edital para a contratação de uma empresa para realizar o trabalho. A auditoria externa vai investigar o sistema de transporte e as operações do Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC). Segundo a vereadora Professora Josete (PT), representante da Câmara Municipal na Comissão de Auditoria da Urbs, o trabalho deve ser feito por uma equipe independente, para que haja transparência na investigação.

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado, divulgado no mês passado,  apontou irregularidades no processo de licitação, em 2010, além de indícios de formação de cartel no sistema. O TCE afirmou ainda que o valor da tarifa poderia ser de R$ 2,25, contra os atuais R$ 2,70. Caso o resultado do estudo a ser contratado seja semelhante, alterações nos custos do transporte coletivo podem ser propostas diretamente ao município.

A previsão é de que o estudo apresente as conclusões em até 60 dias. A Comissão de Auditoria foi instituída em maio, a pedido do prefeito. Ela também apontou irregularidades na licitação, e mostrou que 25 itens do documento foram alterados e publicados sem receber o parecer jurídico da Urbs. Para a Comissão, a licitação foi feita para beneficiar empresas que já operavam o sistema.

Fonte: Band News Curitiba