Proposta “Operação Parada Segura” para usuários de ônibus

Começou a tramitar hoje, na Câmara de Curitiba, projeto de lei que permite o desembarque de passageiros, durante o período noturno, em qualquer local onde seja permitido estacionamento. A proposição, de iniciativa do vereador Chicarelli (PSDC), estabelece que, após as 20 horas, bastaria o passageiro solicitar ao motorista para desembarcar da condução em local melhor iluminado ou mais próximo de sua casa (005.00436.2013). 

Chicarelli chama a iniciativa de “Operação Parada Segura”, pois considera que a medida pode coibir a ação dos bandidos que se aproveitam do momento do desembarque para ingressar nos coletivos e assaltar motorista, cobrador e passageiros. “Também pode ocorrer um estímulo para aumentar o número de usuários do transporte coletivo e, consequentemente, auxiliar na melhora do tráfego e mobilidade urbana”, acrescenta o vereador. 

Segundo a matéria, as empresas de ônibus ficariam obrigadas a afixar cartazes em local com boa visibilidade, nos espaços internos dos ônibus e micro-ônibus do sistema viário, informando essa nova regra. Conforme o texto, a fiscalização dos adesivos deverá ser realizada por agentes da Urbs, que gerencia o sistema de transporte público da capital. Pela proposição, a Urbs fica responsável por definir as linhas contempladas com a medida, levando em conta critérios como itinerários mais perigosos e vulneráveis. 

“A iniciativa já vem dando bons resultados em outros municípios brasileiros, como João Pessoa (PE), onde é oferecido apenas às mulheres, e em Porto Alegre (RS), na qual todos os passageiros podem solicitar a parada fora do ponto, quando não se sentirem seguros para desembarcar nas paradas obrigatórias”, justifica Chicarelli. A proposição passará pelas comissões permanentes antes de ir a plenário.

Fonte: CMC