Sindimoc indignado com falta de segurança, instala faixa em Estação-Tubo em Curitiba

O Sindimoc indignado com a falta de segurança aos trabalhadores do transporte coletivo realizou na tarde desta terça-feira (26/11), protesto com a instalação de faixas na Estação-Tubo Osternack, localizada no Bairro Ganchinho, região sul de Curitiba.

A estação que atende mais de 2 mil passageiros diariamente é palco de um número alarmante de assaltos, sendo em torno de 15 por mês, que a coloca como sendo a mais roubado entre as estações –tubos instaladas em Curitiba.

A faixa agora instalada no Osternack será itinerante, passando por outras estações que estão na lista das mais assaltadas.

Abaixo matéria veiculada na Rádio Banda B sobre o manifesto do Sindimoc.

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba (Sindimoc) estão indignados com a falta de segurança na estação-tubo Osternack, localizada no bairro Ganchinho. No final da tarde desta terça-feira (26), eles interditaram o ponto e estenderam faixas por uma hora para chamar a atenção das autoridades para o problema.

A estação, que serve de passagem para cerca de 2,1 mil usuários diariamente, é cenário de 10 a 15 assaltos por mês – estatística que a coloca como um dos pontos de parada de ônibus mais perigosos da cidade. No local, que fica no cruzamento da rua Eduardo Pinto da Rocha com a Guaçui, passa o ligeirinho Bairro Novo.

Segundo Luiz Carlos, representante do sindicato, a estação-tubo virou praticamente uma agência bancária. “A gente não aguenta mais essa situação. Nós não temos segurança nenhuma, os bandidos acham que aqui é caixa eletrônico, que pode chegar e levar o dinheiro. Não é assim, nós queremos uma solução, porque temos que arcar com prejuízo do próprio bolso”, disse à Banda B.

Resposta

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que, segundo o Centro de Controle Operacional da Urbs, o protesto durou cerca de uma hora, mas a estação já foi liberada. O local foi reformado esse ano, passando de 10 para 40m e está em funcionamento normal. O problema dos assaltos é de segurança pública, de responsabilidade do estado do Paraná.