"Operação Canaleta" Mais uma conquista do Sindimoc!!!!

NOTA DO SINDIMOC ENVIADA A IMPRENSA, E CONFIRA ABAIXO A NOTÍCIA DA GAZETA DO POVO.

Presidente do Sindimoc em Reunião com Conselho Municipal de Transporte de Curitiba exige providências!

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, participou na manhã desta quarta-feira (18), na sede da URBS, de uma reunião com o Conselho Municipal de Transporte de Curitiba, presidida por Omar Akel, com participações de Antonio Carlos Pereira de Araújo, diretor de transporte da URBS, José Álvaro Twardowski, assessor presidência do IPPUC, Julio Almeida, suplente do IPPUC, Carlos do Rego Almeida Filho, diretor de transporte da COMEC e Maurício Gullin do SETRANSP, para discutir diretrizes a serem aplicadas no transporte coletivo de Curitiba e região.

Na ocasião Anderson, solicitou a Urbs e ao Conselho que fizesse um pedido formal com o objetivo da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, proibir a circulação de viaturas policiais nas vias expressas (canaletas), as quais são exclusivas para a circulação de ônibus do transporte coletivo. Anderson Teixeira pediu ainda que se desenvolva projeto que apresente caminhos alternativos para ciclistas, salvaguardando vidas, a segurança nas vias e a fiscalização quando da utilização da canaleta por Skatistas.

Com isso o presidente do Sindimoc acredita que com essas medidas os acidentes diminuirão nas canaletas, tanto envolvendo viaturas policiais, ciclistas e skatistas.

Recentemente uma viatura da Polícia Civil do Paraná colidiu com um coletivo da Linha Centenário – Campo Comprido e em outra situação, uma viatura do serviço reservado (Pm2), da Polícia Militar, não estando em ocorrência emergencial, utilizando-se também da via exclusiva para ônibus (canaleta), atropelou e matou uma mulher na Av. Marechal Floriano Peixoto.

Casos de ciclistas e skatistas atropelados na canaletas também são frequentes.

Este texto foi enviado na íntegra para toda a imprensa da capital.

Confira a Galeria de fotos Abaixo ou clicando Aqui

Imprensa/Sindimoc

CLIPPING DA NOTICIA QUE SAIU NA GAZETA DE 05 de maio de 2012.

“Operação canaleta” começa semana que vem

Secretaria de Trânsito de Curitiba fará fiscalização para coibir o uso dos corredores exclusivos de ônibus por ciclistas, skatistas e veículos não autorizados

Após a polêmica sobre o uso das canaletas por ciclistas e skatistas, a prefeitura de Curitiba realizará, na próxima semana, uma operação para coibir o tráfego irregular nessas vias, que são de uso exclusivo dos ônibus e alguns veículos oficiais, como ambulâncias e viaturas.

Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (Se­­tran), a operação ainda não tem data definida e deve ocorrer nos principais eixos de tráfego da cidade: Norte-Sul, Leste-Oeste, Boqueirão e Linha Verde.

No último dia 16, durante uma reunião do Conselho Municipal de Transporte da capital paranaense, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, solicitou a proibição da circulação de skates, bicicletas e viaturas policiais nas canaletas, alegando haver riscos de acidentes.

Diante da celeuma criada, Marcelo Araújo, secretário municipal de Trânsito, adianta que os ciclistas serão um dos focos da operação. “A bicicleta será foco de orientação. Não vamos usar a coação, porque a lei não permite, mas a orientação”, afirmou. Como as bicicletas não são emplacadas, não há viabilidade técnica para a aplicação de multas e penalidades.

De acordo com a Setran, durante a “operação canaleta”, agentes de trânsito da secretaria, em parceria com policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), devem abordar veículos, ciclistas e skatistas que estejam transitando no local. Na abordagem aos veículos, os motoristas terão de comprovar a prerrogativa de circular pela canaleta. Caso contrário, serão multados. A infração é passível de multa de R$ 85 e perda de quatro pontos na carteira de habilitação.

Acidentes

Em 2011, agentes de trânsito da Setran multaram 1.118 veículos por transitarem em faixas ou pistas exclusivas em Curitiba. Neste ano, 221 automóveis já foram flagrados por essa irregularidade na capital paranaense.

Também no ano passado, segundo dados da Polícia Militar do Paraná, foram registrados 163 acidentes envolvendo bicicletas, com 158 feridos e dois mortos. Já nos dois primeiros meses deste ano, ocorreram 32 acidentes com ciclistas e uma morte.

Fotos dessa notícia

Vídeos dessa notícia