Ato Público é destaque no Programa Cidade na Tv e outros veículos de comunicação

Motoristas e cobradores se reúnem para divulgar conquistas do sindicato no Centro de Curitiba

 

Representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc) se reuniram na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, em um ato público nesta quinta-feira (15). O objetivo da ação foi divulgar duas decisões judiciais conquistadas pela categoria: o fim da dupla função e da taxa de desconto por assalto.

Segundo o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, o ato é também uma maneira de pressionar a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) a colocar as medidas em prática. “Pelo fim da dupla função nós lutamos há pelo menos três anos e pelo fim dessa taxa absurda que é a do assalto desde a criação do sindicato. Nós queremos mostrar para a população toda a nossa jornada e chamar a atenção da Urbs”, explicou ele em entrevista à Banda B.

A partir do próximo dia 06 de junho, os motoristas estão proibidos de dirigir e cobrar a passagem dos usuários e as empresas de descontar do salário dos trabalhadores prejuízos causados por assaltos. “Agora a população vai poder ajudar a fiscalizar também. A partir de agora, a nossa luta será contra a multa cobrada pela Urbs quando os funcionários atrasam, por exemplo. São valores astronômicos e uma enorme falta de respeito com os trabalhadores”, concluiu Teixeira.

Em nota, a Urbs informou que recebeu e vai analisar a sugestão. O órgão informou que já estão em estudos medidas voltadas para ampliar os pontos de carga do cartão transporte, buscando ampliar sua utilização. Vale lembrar, de acordo com a Urbs, que os ônibus em que a passagem é cobrada pelo motorista transportam em média 26 passageiros por viagem e, destes, só 10 pagam em dinheiro. A chamada lei da dupla função cria uma despesa inicial de quase R$ 2 milhões para adaptação dos ônibus e uma despesa mensal de R$ 1,1 milhão para pagamento de salários.

Banda B

_____________________________________________________________________________________

Sindimoc realiza protesto no Centro de Curitiba

Cerca de cem pessoas participaram de um protesto promovido pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) na Praça Rui Barbosa, no Centro, nesta quinta-feira (15). A mobilização começou às 15h e durou cerca de uma hora. O funcionamento do transporte coletivo e o trânsito no local não foram afetados.

A reivindicação do sindicato é a mudança na convenção coletiva da categoria em dois pontos: o fim do desconto dos assaltos e o fim da dupla função dos motoristas que dirigem micro-ônibus. De acordo com a convenção coletiva, o valor roubado durante assaltos a ônibus é descontado no salário dos profissionais. Quanto à dupla função, de acordo com o Sindimoc, cerca de 900 motoristas atuam também como cobradores.

Outro lado

Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) afirmou que está tentando resolver a questão da dupla função e que enviou uma proposta à Urbs para que esses veículos aceitam apenas pagamento com o cartão transporte. Em relação à reivindicação pelo fim do desconto dos assaltos, o Setransp afirma que vai continuar cumprindo a convenção coletiva da categoria.

Eleições

As eleições para a escolha da nova presidência do Sindimoc podem acontecer na próxima segunda-feira (19). Quatro chapas estão na disputa pelo cargo. Durante a mobilização da tarde desta quinta-feira (15), a chapa número quatro marcou presença, dando um tom de debate político ao protesto.

Isso porque a eleição está ameaçada de não acontecer. A chapa número quatro entrou com um recurso na Justiça pedindo que o pleito seja realizado entre setembro e outubro deste ano.

De acordo com o estatuto original do sindicato, as eleições devem acontecer entre 30 e 60 dias antes do final do mandato atual, que termina no dia 10 de novembro. “Mas nós optamos por fazer uma alteração no estatuto para que as eleições do sindicato não fossem contaminadas pelo processo eleitoral de outubro”, explica o atual presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, que pertence a chapa dois da disputa.

A chapa da atual administração aguarda uma decisão de um recurso para conseguir realizar as eleições na segunda-feira (19).

Gazeta do Povo