Transporte coletivo tem dez assaltos por dia; confira ranking com linhas e estações campeãs

Manifestação de motoristas e cobradores na estalão Vila São Pedro, no ano passadoO número de assaltos a estações-tubo e a linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) chegou a 3.567 em 2014, média de 9,77 assaltos por dia e alta de 15% na comparação com os 3.087 roubos ocorridos em 2013 (média de 8,46 por dia), segundo dados do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região (Setransp). O prejuízo, de acordo com a Setransp, cresceu praticamente na mesma proporção, com elevação de 14%, ao passar de R$ 533.896,55 em 2013 para R$ 607.536,60 no ano passado.

Ainda segundo o sindicato, quem liderou a lista dos locais mais visados pelos criminosos em 2014 foi a “Estação Coronel Luiz dos Santos”, no Boqueirão. O que surpreende é que essa estação deteve os dois primeiros lugares desse ranking, pois registrou 181 assaltos no sentido bairro e 163, no sentido centro. Na sequência aparecem os tubos “Centro Médico Comunitário Bairro Novo” (133 roubos) e “Vila São Pedro” (124), no Xaxim, e a “Estação Hipólito da Costa” (98), no Parolin.

Já a linha mais assaltada foi a “Trabalhador”, que faz o percurso entre o bairro Centenário e a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com 37 registros no ano passado. As linhas “Tamandaré/Cabral” e “Vila Nova” (Pinhais) foram vítimas de 30 roubos cada uma. A “Cabral/Portão”, com 28 assaltos, e a “Interbairros III”, com 22, completam a lista das cinco linhas preferidas pelos criminosos.

A empresa Viação Cidade Sorriso foi alvo de quase um quarto de todos os assaltos na RIT, ao registrar 864 roubos entre estações-tubo (767) e linhas (97). “O número de roubos vem crescendo, por isso são importantes campanhas de incentivo ao uso do cartão-transporte. Por um lado, isso diminuiria o dinheiro em circulação e, consequentemente, a atratividade ao assalto; por outro, daria mais segurança aos nossos colaboradores”, disse o gerente de operações da Viação Cidade Sorriso, Adilson Ribeiro.

De acordo com a Setransp, com o objetivo de combater e prevenir assaltos na RIT, o Centro de Controle Operacional (CCO), das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, comunica todas as ocorrências à Guarda Municipal de Curitiba (GMC), com o maior número possível de detalhes. O CCO também se reúne periodicamente com a GMC para apontar os principais locais onde agem os bandidos e pedir reforço no policiamento. A população pode fazer denúncias pelo telefone 153.

Fonte: Banda B