Assembleias de motoristas e cobradores aprovam greve geral a partir de segunda

Em assembleias realizadas na madrugada desta terça-feira (16), motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana aprovaram, por unanimidade, indicativo de greve geral a partir de 0h de segunda-feira. Eles protestam contra perseguição das empresas a dirigentes sindicais, que vêm sendo sistematicamente demitidos, especialmente depois das mobilizações de janeiro e fevereiro deste ano, relacionadas a atraso nos salários. Nos últimos meses, oito dirigentes foram demitidos. Destes, cinco permanecem desligados, ou seja, ainda não foram reintegrados. Os trabalhadores também denunciam que vários pontos da Convenção Coletiva deste ano estão sendo desrespeitados pelas empresas.

As assembleias de hoje cedo ocorreram simultaneamente, entre 4h30 e 5h30, na porta das empresas Azul, Araucária Filial, Fazenda Rio Grande, Glória, Leblon, Marechal Filial, Marechal Matriz, Marumbi, Mercês, Nobel, Redentor, Santo Antonio, São Braz, São José Filial, São José Matriz, Piraquara e Sorriso. Em todas, a greve foi aprovada por unanimidade. Por conta das assembleias, os ônibus saíram atrasados das garagens.

Mesa redonda

Uma mesa redonda para tratar do assunto está marcada para as 16h de quinta-feira, no Ministério Público do Trabalho. Será presidida pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho na 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira. Além do Sindimoc, foram convocados a Urbanização de Curitiba S/A (URBS) e o sindicato que representa as empresas (Setransp).

Fotos dessa notícia

Vídeos dessa notícia