Vereador pretende acabar com a farra dos “pula catraca”

Cena se repete todos os dias / Foto: Gerson Klaina

O vereador Rogerio Campos submeteu a aprovação da Câmara Municipal de Curitiba um Projeto de Lei que promete ser o fim dos “furões” do transporte público da cidade.

O vereador assinou no dia 25 de setembro o documento que será analisado pela Câmara. A ementa dispõe o pagamento de multas para os invasores do transporte coletivo, pela infração as leis do sistema do transporte público.

O Projeto de Lei define como invasor do transporte público toda e qualquer pessoas que não pagar a tarifa e não se enquadrar na situação de passageiros isentos. Caso o invasor seja menor de idade, a multa será destinada aos responsáveis do menor.

O que incentivou o vereador foi sentir na pele o problema dos invasores. "Por ser um trabalhador do transporte, eu passei por isso, senti na pele, e ultimamente o aumento de invasores cresceu demais, e infelizmente todo mundo vê e ninguém toma atitude de fato para coibir isso". 

Valores

O valor da multa será correspondente a 50 passagens , atualmente esse valor é de R$165,00, e caso haja reincidência do infrator o valor da multa custará o dobro, nesse caso R$330,00.

A fiscalização ficará por conta da Guarda Municipal e todo o dinheiro arrecadado será destinado ao Fundo de Urbanização de Curitiba (FUC).

Veja a reportagem da RPC TV sobre o assunto.