Trabalhadores vítimas de salários atrasados abrem indicativo de greve contra

Indicativo de greve foi aprovado por unanimidade em todas as empresas onde ocorreram assembleias

A partir das 4h30 dessa sexta-feira (20), aproximadamente sete mil motoristas e cobradores de 13 empresas do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana aprovaram em assembleias, na porta de garagem das suas empresas, a abertura de indicativo de greve, que dá prazo legal para ser iniciada após 72 horas. A categoria afirma que se o pagamento do vale salarial, que deve ser pago todo dia 20, sofrer novo atraso, motoristas e cobradores das empresas com pagamentos atrasados entrarão em greve na segunda-feira.

Aproximadamente 350 linhas podem ser afetadas. As assembleias ocorreram nas viações Glória, Sorriso, Redentor, Marechal Matriz, Tamandaré Matriz, CCD, São José Filial, Araucária Matriz, Leblon, Araucária Filial e Tamandaré Filial, empresas em que o problema de atraso de salários e vales tem sido frequente.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC), Anderson Teixeira, afirma que a vontade da categoria é receber seu salário em dia, e não ter que fazer greve. “Já tentamos por todas as vias. Falando com as empresas, por via judicial, manifestações... Mas as empresas continuam descumprindo o que foi determinado no TRT este ano. Então não nos resta mais opção, ou as empresas pagam seus trabalhadores em dia, ou entramos em greve”, assegura.

O Sindicato informará após o final do expediente bancário funcionários de quais tiveram pagamentos atrasados. Greve pode atingir todas as áreas de Curitiba e as cidades de São José dos Pinhais, Araucária, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Contenda, Piraquara, Almirante Tamandaré e Pinhais.