Sindimoc denuncia calote em trabalhadores de viação de São José dos Pinhais

Auto Viação São José não está pagando os direitos de cobradores demitidos. Sindicato vai recorrer ao Ministério Público do Trabalho

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) irá realiza próxima semana denúncia de calote cometido contra os trabalhadores pela Auto Viação São José, conhecida como São José Matriz. A viação tem demitido cobradores de ônibus sem dar os avisos prévios e sem pagar as rescisões e os demais direitos dos funcionários. Na próxima semana, o Sindimoc vai abrir uma denúncia-crime no Ministério Público do Trabalho.

“Estamos falando de valores altos que não estão sendo pagos ao trabalhador. Por exemplo, tem trabalhador que tem 15 anos de serviço na empresa tem mais de R$ 16 mil no FGTS. O rombo é grande”, afirma Pico Pereira, diretor do Sindimoc.

O calote vem ocorrendo desde 20 de dezembro do ano passado, quando os primeiros cobradores demitidos não receberam o aviso prévio, e desde então, todas as rescisões estão com problemas. Alguns funcionários já recorreram a Vara do Trabalho de São José dos Pinhais em busca do pagamento de suas rescisões.

“Os cobradores estão recorrendo na Justiça para conseguir o que é seu por direito. Não estamos falando de um caso isolado, estamos falando de vários cobradores que estão enfrentando esse problema”, finaliza Pereira.