Sindimoc recebe visita da Secretária da Mulher da Força Sindical

O Presidente do SINDIMOC Anderson Teixeira recebeu ontem a visita da Secretária da Mulher da Força Sindical Neuralice Maina que apresentou o Plano de Trabalho da Secretaria que em 2016 deverá envolver as mulheres de todas as entidades sindicais filiadas na Força Sindical Paraná. Com reuniões mensais, os temas a serem desenvolvidos são:

1. Segurança e Combate a Violência e a toda forma de discriminação das mulheres no mercado de trabalho e violência doméstica (Audiências Públicas);
  2. Saúde da Mulher e Qualidade de Vida;
  3. Negociações Coletivas e Pauta de Gênero e Legislações sobre Creches;
  4. Pesquisa: Pergunte a uma Trabalhadora;
  5. Debates sobre Convenções da OIT em especial a 156 sobre Igualdade de Oportunidades e Tratamento e responsabilidades domésticas compartilhadas;
  6. Reforma da Previdência;
  7. Empoderamento das Mulheres no movimento sindical e representações;
  8. Cursos, palestras, seminários e Eventos e Organização de atividades para as comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março) durante todo o mês- MARÇO MULHER, com homenagens na Câmara Municipal, e participação das atividades que estão sendo organizadas pela SRTE-PR, Superintendente Marcio Pessatti e Coordenadora Leila Maria Raboni, e Sr. Ricardo, Sr. Elias e Sr. Luiz Fernando, no período de 7 a 10 de março, e no dia 10 das 9 as 12h, na UFPR será realizada uma audiência pública sobre O papel da mulher na sociedade.

Neuralice tem a assessoria educacional da Dra. Zita Lago, da Jornalista Silvana Fachenco e da Consultora Dagmar de Castro, todas com notório saber em questões de gênero e que estão cooperando com o planejamento estratégico para 2016-2017. Importante que todas as mulheres possam participar de todas as atividades sindicais e em especial as priorizadas para as mulheres. O Sindimoc e suas representantes sempre participam com êxito das audiencias públicas, das passeatas e de todas as questões que envolvem direitos de trabalhadores, assim como demais sindicatos que fazem a diferença no movimento sindical e ao final foi colocado um desafio: que participem da campanha mundial da ONU:

O Movimento ElesPorElas (HeForShe)

Criado pela ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, o movimento ElesPorElas (HeForShe) é um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade.

Emma Watson at the HeForShe Campaign 2014 - Official UN Video  : https://www.youtube.com/watch?v=gkjW9PZBRfk

E também ser signatário do PRÊMIO NACIONAL WEPS BRASIL 2016:

O WEPs BRASIL 2016 – EMPRESAS EMPODERANDO MULHERES tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

A premiação é uma iniciativa da Itaipu Binacional e demais instituições parceiras, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do United Nations Global Compact (Pacto Global da ONU) e United Nations Women (ONU Mulheres), em parceria com as suas representações no país – Rede Brasileira do Pacto Global da ONU e ONU Mulheres no Brasil.

Objetivos do Prêmio · Estimular as empresas brasileiras a adotarem o propósito de implantar uma cultura de equidade de gênero nas organizações, tomando como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles);