Nota Oficial do Sindimoc sobre onda de assaltos no transporte coletivo de Curitiba

No combate a violências o reforço policial é fundamental

A respeito da onda de assaltos no transporte coletivo, que vem vitimando usuários e trabalhadores do sistema, o Sindimoc vem a público ressaltar a importância de mais investimentos em segurança pública.

Mas só isso não basta. Ressaltamos também a urgente a necessidade de políticas públicas voltadas ao fortalecimento das famílias. Nações desenvolvidas, como a Alemanha, por exemplo, tratam esse tema como estratégia de gestão do estado, tendo, inclusive, um Ministério da Família. É na família que se aprende a diferença entre o certo e o errado, onde se forma o caráter das pessoas. Pesquisas recentes indicam que nações com famílias bem estruturadas têm índices bem menores de violência e criminalidade, menores índices de uso de drogas e alcoolismo e melhor desempenho em uma série de outros indicadores sociais.

Cabe a nós, lideranças sociais, gestores públicos e formadores de opinião, olhar a questão da segurança pública sob novas perspectivas e apontar nortes que efetivamente apontem para uma solução definitiva ao problema.