Motoristas e cobradores de ônibus realizam debate com ciclistas e juntos promovem melhorias para a cidade

Na última sexta-feira, 1, representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) participaram de uma reunião organizada pela Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (Ciclociguaçu) que, por meio da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), convidou os motoristas para um bate-papo sobre diversas questões do trânsito da capital.

A reunião aconteceu na Escola Pública de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, localizada na Casa Klemtz do Bosque da Fazendinha; Após uma apresentação dos representantes da CicloIguaçu com textos e vídeos com conceitos e dados sobre o trânsito na cidade e no mundo, os participantes compartilharam experiências e visões sobre o tema principal – acidentes, ciclistas na canaleta, respeito à sinalização e a todos os modais participantes do trânsito foram alguns dos tópicos debatidos.

Vereador Rogério Campos durante a reunião com a Ciclo Iguaçu

O vereador Rogério Campos que participou da reunião afirmou que a participação dos motoristas e cobradores nesse tipo de debate traz uma discussão mais justa e promove uma boa solução para todos. “Encontros como esse são o ponta pé inicial de uma cidade melhor. Porque assim todos podem levantar seus pontos no debate e podemos, juntos, tornar viável melhorias para todos”.

O encontro foi muito positivo na avaliação de ciclistas e motoristas. "Todos puderam conversar diretamente com quem está presente no dia a dia nas ruas da cidade. Precisamos conhecer a situação de cada um dos envolvidos nesse cenário, pois ainda estamos muito distantes um do outro – ciclistas, motoristas e pedestres. Essa foi uma troca inicial de vivências e a intenção é manter e intensificar esses encontros, principalmente nesse espaço público de trânsito da Prefeitura. É muito importante que o poder público municipal esteja incentivando ações como esta", diz Henrique Jakobi Moreira, coordenador administrativo da CicloIguaçu.

Ricardo Ribeiro, motorista há 21 anos e atualmente atuando no Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba (Sindimoc), a atividade abriu a visão dos participantes sobre diversos temas. "Acho que foi ótimo para todo mundo. Tivemos a oportunidade de explicar como funciona hoje o transporte coletivo, como é o trabalho do motorista de ônibus. Esperamos que sejam agendados mais encontros como este no futuro. Estamos sempre à disposição e também abertos a realizar um trabalho futuro sobre o problema dos ciclistas nas canaletas de ônibus”.