Vem aí o 2º Torneio de Truco do Sindimoc

Depois do sucesso com mais de 60 duplas no 1º Torneio de Truco em 2015, o Sindimoc repete a dose e traz para a categoria mais um desafio para os atletas amantes do jogo.

Neste 2º Torneio são esperadas mais de 80 duplas. As premiações serão distribuídas entre 10 duplas: as seis melhores na disputa principal e as quatro melhores da repescagem.

O Torneio será disputado dia 7 de setembro e é aberto para motoristas, cobradores e amigos. As duplas podem se inscrever na Secretaria de Esportes do Sindimoc até o dia do Torneio antes das 9h30. O valor das inscrições é especial para duplas que tiverem sócios do Sindimoc e para duplas que se inscreverem antecipadamente.

Forme sua dupla e venha participar!

Leia o regulamento:

 

REGULAMENTO DO 2º TORNEIO DE TRUCO DO SINDIMOC

Disputa do Torneio

 

            1-    As regras serão de acordo com este regulamento, baseadas nas regras da Federação Paranaense de Truco.

2-    Haverá tolerância de 30 minutos após o início do Torneio para a dupla se apresentar à disputa. Passado tempo de tolerância, a dupla jogará diretamente a repescagem.

3-    As disputas são disputadas em melhor de três partidas.

4-    Não é permitida a substituição de jogadores após o início do Torneio.

5-    Trocas de lugar à mesa são permitidas apenas no início de cada “perna”.

6-    Não é permitido qualquer tipo de comentário que influencie nas jogadas (ex: “mata”, “deixa pra mim”, etc...). Exceto se as duplas chegarem a um acordo antes da disputa.

7-    É permitido perguntar quem jogou qual carta na mesa (ex: “de quem é o três?”, “quem fez a 1ª?”).

8-    Se duas cartas forem jogadas ao mesmo tempo na mesa, a carta que caiu por baixo pertence à jogada em andamento e a que caiu por cima pertence à jogada seguinte.

9-    Ninguém é obrigado a mostrar a sua maior carta em caso de empate.

10-  Não é permitido trucar através de sinais (ex: mostrar três dedos, apontar para o adversário, balançar a cabeça, etc). A ação só é validada se as palavras forem usadas conforme a ação do momento.

11-  Artimanhas como turco, suco, Jorge não são permitidas.

12-  Não é permitido chamar a trucada e jogar as cartas logo em sequência na mesa. Portanto, termos como “demorou”, “corte por 1”, “seis” estão vetados.

13-  Quem mandar de 11 não joga por três empates. Portanto, volta-se o carteado.

14-  Nenhum jogador pode jogar com as cartas expostas na mão de 11, mesmo que uma dupla saia com casal maior, deve-se bater as cartas.

15-  Os jogadores devem manter as mãos à vista durante as jogadas.

16-  Caso seja provado que algum jogador esteja marcando cartas ou jogando de forma ilícita, a dupla será eliminada.

17-  Até o final da 1ª etapa, se alguma nova equipe quiser se inscrever e tiver vaga, a dupla terá que pagar inscrição no valor dobrado.

18-  Em caso de empate nas mãos e houver trucada, quem chamar tem que abrir a carta de quem trucou e quem trucar com a carta do adversário exposta tem que matar a carta.

 

Da Carteada

 

            19-    As cartas são distribuídas sempre por baixo.

20-     A carteada será feita de uma em uma carta, virando a última.

21-     O carteador só poderá ver uma carta de seu parceiro, senão perde o carteado.

22-    No início da jogada, não é permitida a trucada com número diferente de três cartas.

23-   Caso haja erro na carteada, o baralho será passado para o próximo carteador sem perda de tento.

24-   Caso vire uma ou mais cartas durante a carteada, é necessário um novo corte e uma nova distribuição de cartas pelo mesmo carteador. Exceto quando o adversário optar por ficar com a carta. Em caso de reincidência, o baralho é passado a frente, sem ônus para o carteador.

25-   Durante a partida, se o carteador ou cortador olhar o fundo do baralho ele será advertido. Na 2ª vez em diante há penalização de um tento.

 

Do corte do baralho

 

            26-     O cortador não pode embaralhar o baralho. Ele pode apenas cortar e no máximo duas vezes.

27-    No corte, o cortador pode tirar uma ou duas cartas e uma delas deve ser passada ao parceiro.

28-     O 4 de ouros pode ser recusado no corte.

29-     O cortador não é obrigado a cortar. Pode mandar cartear sem corte.

30-    O corte e a carteada deverão ser feitos sempre acima da mesa.

31-     Não é permitido voltar o número de tentos em caso de 11 a 11. O corte é seco às escuras. Se o cortador ou carteador olhar alguma carta, perderá o tento da mão.

 

Disposições Gerais

 

            32-     Não é permitido fumar nem consumir bebidas alcóolicas no local do jogo.

33-     Caso uma das duplas bata a mesa e vire as cartas (sobras), perderá a quantidade de tentos que estiver em jogo.

34-     As duplas que perderem a 1ª etapa terão o direito de ingressar ao Torneio de repescagem, que também será disputado em melhor de três e eliminação de simples.

35-     Após a 1ª etapa do Torneio, quem perder a melhor de três está fora da competição.

36-     Durante o Torneio na sede ou local de competição, qualquer atleta que agrida física ou verbalmente adversários e/ou a organização terá sua dupla eliminada automaticamente e responderá pelos atos cometidos.

37-     A comissão organizadora se reserva ao direito de tomar qualquer atitude para o bom andamento do Torneio. As atitudes incluem: eliminação de uma ou mais equipes envolvidas, decisão ou não de nova carteada, perda ou não de tento (os), inserção de juiz para cartear. Qualquer decisão da comissão organizadora é soberana. Não há direito de ressarcimento do valor de inscrição.

38-     Escala de possíveis punições por infrações durante o Torneio:

a)    Orientação

b)    Advertência

c)    Perda de um tento

d)    Perda dos tentos em jogo na mão no momento da infração

e)    Eliminação da dupla

 

 

Truco é um esporte, vamos respeitar o adversário e fazer amigos

Com dignidade, honestidade e trabalho, em 2016 faremos a diferença

 

Organização: Secretaria de Esportes Sindimoc

Dino Cesar Morais (presidente)   Marcelo Thomaz (diretor de esportes)

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